Esportes

Final definida! Rio Branco e Espírito Santo disputam o título da Copa ES 2016

No Salvador Costa, Rio Branco venceu o Vitória por 2 a 0. Já no Klebão, o Espírito Santo recebeu o Atlético Itapemirim, e garantiu vaga ao vencer por 2 a 1

Estão definidas as equipes que têm vaga garantida na grande final da Copa Espírito Santo 2016. Rio Branco e Espírito Santo entraram em campo na tarde deste sábado (15), e carimbaram os passaportes para a próxima fase da competição.

A primeira partida foi entre Vitória e Rio Branco, às 15h, no Salvador Costa. O empate favorecia o Alvianil, e a busca do Capa Preta pela vitória deixou o jogo ainda mais acirrado. Já no confronto entre Espírito Santo e o Atlético Itapemirim, às 16h, no Kleber Andrade, o time da casa precisava de uma vitória. E foi o que aconteceu. O resultado de 2 a 1 colocou o Santão na final do campeonato.

Confira abaixo detalhes das partidas!

Vitória 0 x 2 Rio Branco - Estádio Salvador Costa

O Rio Branco foi o primeiro clube a garantir vaga na grande final da Copa Espírito Santo 2016. A partida entre as duas equipes começou equilibrada, mas com o decorrer do jogo o clima começou a esquentar. De um lado o empate beneficiaria o Alvianil, do outro, apenas a vitória interessava ao Capa Preta.

O primeiro gol do confronto saiu aos 16 minutos do primeiro tempo, com Cleiton Gladiador. Após tentativa de contra-ataque do Vitória, David faz boa roubada de bola, entregando para Ramon. Após tabela com Anderson, Ramon toca para Cleiton Gladiador, que invade a área e toca na saída do goleiro adversário, 1 a 0 para o Rio Branco.

O gol foi a faísca para “acender os ânimos” dos jogadores, deixando a partida ainda mais pegada. Aos 19 minutos quem tem boa chegada é o Vitória. Balotelli faz boa jogada com Jean Sá, que aciona Alan Greco. O jogador arrisca o chute de fora da área, mas é a jogada resulta apenas em tiro de meta.

Aos 30 minutos, uma boa chance para o Alvianil. Após cobrança de falta feita por Balotelli, Nem desvia e a zaga do Rio Branco afasta o perigo. Ainda no lance, Nem tenta mais uma vez de cabeça, se encontra no alto com Santiago e cai com o joelho no pescoço do zagueiro capa preta, o que esquentou ainda mais o clima em campo.

O segundo gol da partida saiu aos 36 minutos. Após cruzamento rasteiro de Gladiador, Tiquinho tenta a finalização e a bola acaba sobrando para Anderson, que coloca a bola no fundo da rede, ampliando a vantagem do Rio Branco na partida, 2 a 0.

A segunda etapa da partida iniciou tão pegada quanto o primeiro tempo. Aos 13 minutos, Nem levanta o pé em uma dividida e acaba acertado o jogador Da Costa. Após a falta o lateral acabou punido com o cartão amarelo. Aos 17 minutos, ótima oportunidade para o Rio Branco. Tiquinho recebe livre pela esquerda e tenta passe para Mádisson, mas o lateral Nem afasta a bola para escanteio.

Com a dificuldade em avançar nas jogadas, o Alvinil acaba trocando passes em seu campo de defesa. Aos 45 minutos Gabriel Peruzzo cobra falta na área e o zagueiro Santiago faz o corte. Com o fim de jogo e a vitória por 2 a 0 a classificação fica com o Rio Branco.

Espírito Santo 2 x 1 Atlético Itapemirim - Estádio Kleber Andrade

Santão e Atlético Itapemirim se enfretaram no Kleber Andrade Foto: João Brito - ESFC

No segundo confronto, entre Espírito Santo e Atlético Itapemirim, deu Santão. Logo aos 10 minutos de jogo Laio é lançado e sofre falta de Leandro Morais, trazendo uma boa oportunidade par ao Galo da Vila. Jeffinho faz a cobrança rasteira, mas o goleiro Alan Faria encaixa firme.

Aos 12 o Espírito Santo responde. João Paulo faz cruzamento, Vitinho domina e tenta jogada em cima de Felipe Foca, sofrendo a falta. O próprio Vitinho é quem cobra, e o goleiro Thiago faz boa defesa, jogando a bola para escanteio. 

Aos 22 minutos uma ótima oportunidade para o Santão. Após cruzamento rasteiro de João Paulo a bola passa por todo mundo e sobra para Victor, que chuta cruzado. Kleber Viana salva em cima da linha, impedindo o que poderia ser o primeiro gol do jogo.

O primeiro gol da partida saiu aos 26 minutos. Rodrigo César avança pela esquerda e rola para João Paulo. O jogador domina e faz bom chute rasteiro, sem chances para o goleiro Thiago, 1 a 0.

Com a vitória, o Espírito Santo encara o Rio Branco na grande final Foto: João Brito - ESFC

E ainda coube mais um gol na primeira etapa de jogo. Após cruzamento na área, Victor é derrubado. Pênalti para o Espírito Santo. Eraldo assume a cobrança e bate no canto direito de Thiago, ampliando a vantagem do Santão, 2 a 0.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Galo ganha a oportunidade de diminuir o placar. Kleber Viana é derrubado na área adversária por Leandro Morais, pênalti para o Atlético-ES. Jeffinho cobrou no meio do gol, e reacendeu a equipe na partida, 2 a 1.

A equipe visitante ainda buscou o empate. Aos 23 minutos Lazio tenta ligação direta para Laio, mas exagera na dose do passe e a bola vai para fora. O Espírito Santo responde. Aos 29 da segunda etapa João Paulo faz bom toque para Eraldo, que entra na área e tenta bater por cobertura. O goleiro Thiago faz defesa com o peito.

Apesar dos cinco minutos de acréscimos assinalados pelo árbitro o Galo da Vila não consegue mudar o marcador, e sai derrotado por 2 a 1. Resultado que garante o Santão na final da Copa ES 2016. 

Pontos moeda