Esportes

Piloto de avião da LaMia que caiu 7 dias atrás tinha mandado de prisão na Bolívia

De acordo com o Ministro da Defesa do país, Reymi Ferreira, o funcionário da LaMia teria se retirado da Força Aérea antes do tempo e entrado com um recurso na Justiça evitando sua prisão

Redação Folha Vitória
O piloto tinha 36 anos e era um dos sócios da companhia aérea LaMia Foto: Reprodução

São Paulo - Miguel Quiroga, piloto da aeronave que transportava o time da Chapecoense para a Colômbia e que caiu antes de chegar a Medellín, há uma semana, tinha mandado de prisão na Bolívia. De acordo com o Ministro da Defesa do país, Reymi Ferreira, o funcionário da LaMia teria se desertado da Força Aérea.

Ferreira explicou que, após formados, os pilotos militares assumem um compromisso de não se retirarem da Força Aérea até que os anos determinados de serviço estejam cumpridos. Contudo, Quiroga teria se retirado antes do tempo e entrado com um recurso na Justiça evitando sua prisão. O ministro ainda revelou, que além do funcionário da LaMia, outros quatro militares abandonaram o serviço e foram processados, porém absolvidos.

Na Bolívia, a formação de um piloto da Força Aérea custa aos cofres públicos algo em torno de R$ 340 mil. Somente em casos extremos é permitida a baixa do piloto antes do tempo estimado para a sua formação. Segundo o ministro, no caso de Quiroga, não havia motivo que sustentasse sua saída.

O piloto tinha 36 anos e era um dos sócios da companhia aérea LaMia, contratada para levar a Chapecoense, jornalistas, dirigentes e alguns convidados de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, a Medellín, na Colômbia. Ao todo, 71 pessoas morreram e seis foram resgatadas com vida, sendo elas três jogadores, dois tripulantes e um jornalista.

Pontos moeda