Esportes

Estrela do Norte se prepara para a disputa da Série B do Campeonato Capixaba

Sob o comando de Sorato e Carlos Germano, a equipe tem a missão de conquistar o acesso à Série A do clube centenário. A estreia na competição será no dia 11 de março

Os atletas realizam treinamentos táticos e técnicos no estádio do Sumaré, visando a Série B do Campeonato Capixaba Foto: ​Divulgação/Estrela do Norte

O elenco do Estrela do Norte já deu início aos treinamentos para a disputa da Série B do Campeonato Capixaba. A equipe estreia no Campeonato Capixaba pela Série B no dia 11 de março, diante do Rio Branco de Venda Nova do Imigrante. A partida será realizada no Sumaré, às 16h. Com o comando de Sorato e Carlos Germano, os atletas tem a missão de conquistar o acesso à Série A do Capixabão.

Segundo Sorato, a palavra de ordem no clube é foco. “A exigência do futebol atual é ter muito foco e concentração o tempo todo. Antes, brincávamos que treino é treino e jogo é jogo, agora é: treino é jogo e jogo é treino. Hoje, as equipe jogam bastante compactadas e se não tiver focado, o percentual de erro aumento muito. Treinamos isso para levarmos para o jogo”, explica. 

Ainda na fase inicial dos treinamentos – o elenco se apresentou há 10 dias –, os trabalhos estão concentrados na parte física dos atletas. “Nessa fase inicial, a ênfase maior é na parte física. Procuramos inserir a bola em praticamente todos os treinamentos, para que eles possam também ir condicionando a parte técnica. É um momento de muito desgaste para os atletas. A pré-temporada é desgastante e eles sabem disso. Tenho gostado bastante do desempenho deles, da entrega e dedicação. Principalmente, do foco no trabalho”, continua Sorato. 

Como parte do trabalho, na última terça-feira (14), os atletas foram avaliados pelo fisiologista Mauro Guerra, de Vitória. “É a maneira de começar certo, principalmente, a parte física. Como é um grupo reunimos agora e ainda não temos o conhecimento de todos, é importante termos dados que mostram como cada um está no momento, na questão parte física. Isso é bom para trabalhamos da maneira correta, para que eles consigam para suportar a parte técnica e tática. Como o campeonato, como se diz no futebol, é ‘tiro curto’, estamos tentando minimizar todos os erros. Os resultados ainda não foram entregues, mas a avaliação previa diz que os atletas estão em boas condições”, completa Sorato.

Pontos moeda