Esportes

Brasil mira chance de fazer sua melhor campanha na história das Eliminatórias

Tite terá encaminhado um recorde particular além da vaga na Copa, ao se aproximar da melhor campanha brasileira na história do torneio classificatório

Redação Folha Vitória
Bater o Uruguai, no estádio Centenário, encaminha tanto a conta para se atingir o recorde Foto: Divulgação

O jogo com o Uruguai, nesta quinta-feira, em Montevidéu, será uma dos últimos desafios mais complicados para a seleção brasileira pelas Eliminatórias no caminho para se garantir no Mundial da Rússia, em 2018. Mas, caso consiga pontuar diante do vice-líder do qualificatório sul-americano fora de casa, a equipe do técnico Tite terá encaminhado um recorde particular além da vaga na Copa, ao se aproximar da melhor campanha brasileira na história do torneio classificatório.

Atualmente o Brasil tem 27 pontos, número parecido ao da quantidade que foi suficiente para garantir a vaga direta ao Mundial nas edições anteriores de Eliminatórias. Desde a adoção do atual formato de disputa, com todas as equipes em chave única e em partidas de turno e returno, foram disputadas cinco edições. As melhores campanhas brasileiras foram somar 34 pontos para a Copa de 2006, na Alemanha, e para a de 2010, na África do Sul.

"A chance de classificação gera ansiedade. Estamos próximos, mas temos que administrar essa condição", disse o técnico Tite. O treinador evita fazer projeções de pontuação por preferir focar no jogo com o Uruguai, mas, caso vença os três jogos restantes em casa (Paraguai, Equador e Chile), terá conduzido o Brasil ao recorde de pontos nas Eliminatórias, independentemente dos resultados que conquistará como visitante.

Bater o Uruguai, no estádio Centenário, encaminha tanto a conta para se atingir o recorde, como para se chegar ao Mundial. Aliás, nestas Eliminatórias o Brasil pode confirmar a classificação com a maior antecedência já obtida pela equipe. Para o Mundial da África do Sul, a vaga ficou garantida a três rodadas do fim, com a vitória sobre a Argentina, por 3 a 1, em Rosário. Neste ano a presença na Rússia tem chances de vir com quatro rodadas de antecipação, desde que se concretize uma combinação favorável de resultados.

"Nos últimos jogos encontramos um padrão que deu sustentação à equipe, tanto na parte defensiva como ofensiva. Por isso, temos um equilíbrio que nos dá tranquilidade maior para trabalhar, para ter confiança. Vamos manter esse padrão para conseguir a classificação", comentou o meia Renato Augusto.

Pontos moeda