Esportes

Capixaba é convocado para seleção brasileira de ciclismo e disputará torneio internacional

O atleta faz parte da categoria Júnior da modalidade Ciclismo de Estrada e segue em treinamento para a 2ª edição do Tour Internacional Juvenil no Uruguai

O jovem atleta iniciou as atividades no ciclismo quando tinha apenas 11 anos Foto: Arquivo Pessoal

O capixaba Matheus Scandian Thomaz, de 16 anos, natural de Vila Velha, é o novo membro da seleção brasileira de ciclismo. O atleta faz parte da categoria Júnior da modalidade Ciclismo de Estrada e segue em treinamento para a 2ª edição do Tour Internacional Juvenil no Uruguai.

A competição seria realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro, mas teve a programação cancelada pela federação de ciclismo do Uruguai. Porém, enquanto aguarda as novas datas do torneio, o foco de Matheus está totalmente dedicado ao treinos.

"Após o cancelamento do evento, a equipe se reuniu em Brusque (SC) em meados de fevereiro para que pudesse se conhecer e manter o ritmo de treinos. Trabalhamos aspectos técnicos e sociais visando o desenvolvimento do grupo. Além disso, treino seis vezes por dia e descanso um. Nesse dia de descanso, aproveito para ir à academia e manter a forma física", diz o ciclista.

Convocado pela primeira vez para a seleção brasileira, Matheus não esconde a empolgação. "Foi uma grande alegria quando soube da convocação. Assim que soube, aumentei ainda mais a carga de treinos. É sem sombra de dúvidas um grande sonho realizado", comenta.

O jovem atleta iniciou as atividades no ciclismo quando tinha apenas 11 anos. No início, a prática esportiva era apenas para o lazer com o pai. Porém, em 2015, Scandian foi assistir a uma competição e decidiu que partiria para se tornar um profissional do esporte. 

Em 2016, Matheus conquistou o título de campeão paulista de Ciclismo de Estrada, na categoria juvenil. Com o feito, o capixaba se tornou o 2º melhor ciclista do ranking nacional. "Sigo na expectativa para que o Tour Internacional Juvenil no Uruguai seja remarcado em breve para que possamos ir em busca do título. Enquanto isso, mantenho minha rotina de treinos", finaliza.

Componentes da Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada Junior: Matheus Scandian Thomaz, Vinicius Rangel Costa, Artur Guarda Simeoni, João Pedro Rossi, Brendo Morais Santos e Igor Teodoro Molina. 

Pontos moeda