Esportes

Alpinista Ueli Steck, conhecido por 'Máquina suíça', morre em acidente no Everest

De acordo com informações da rede de televisão britânica 'BBC', o corpo do alpinista já foi retirado da montanha e levado de helicóptero para Catmandu, capital do Nepal

O montanhista, que ganhou o apelido de 'Máquina suíça' Foto: Reprodução Facebook

Um conhecido alpinista suíço morreu neste domingo (30) em um acidente de montanhismo no Monte Everest, no Nepal, informaram organizadores da expedição. Ueli Steck morreu no acampamento 1 do monte Nuptse, afirmou Mingma Sherpa, da agência Seven Summit Treks. O corpo de Steck foi recuperado e levado para Lukla, onde se localiza o único aeroporto na área do Monte Everest.

A família de Steck disse que as circunstâncias exatas de sua morte ainda não eram claras. "A família está infinitamente triste e pede que a mídia evite especular sobre a morte por respeito e consideração por Ueli", diz um comunicado publicado no site de Steck. "Assim que informações confiáveis sobre a morte de Ueli Steck estiverem disponíveis, a mídia será informada." Steck planejava escalar o Monte Everest, de 8.850 metros, no mês que vem.

Ele foi a primeira vítima na temporada de montanhismo no Nepal, que começou em março e terminará em maio. Centenas de alpinistas estrangeiros estão nas montanhas para tentar escalar picos do Himalaia em maio, quando há algumas janelas de clima favorável.

Steck, 40 anos, foi um dos montanhistas mais renomados de sua geração. Ele era mais conhecido por sua velocidade de escalada, incluindo a criação de vários registros para subir a face norte do Eiger, um pico clássico de montanhismo nos Alpes suíços que ele escalou em duas horas e 47 minutos sem usar uma corda. Em 2013, ele conseguiu a primeira subida solo da face sul do Annapurna, no Nepal, depois de quase perder sua vida em uma queda lá em 2007. Por esse feito, recebeu a "Piolet d'Or", considerado o Oscar do montanhismo, no ano seguinte.

Um comunicado oficial foi publicado na manhã deste domingo (30) na página do atleta no Facebook:

Fonte: Associated Press 

Pontos moeda