Esportes

Capixaba é classificada para o Campeonato Brasileiro de Karatê em Salvador

Patrícia de Souza Rodrigues é professora de um projeto de Karatê em Viana. Ela participou da fase classificatória do campeonato, que aconteceu em Vitória

Foto: Andressa Rocon/ Secom Viana

Uma atleta de Viana vai disputar a fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê em Salvador no mês outubro. Patrícia de Souza Rodrigues é presidente e professora da Associação Vianense de Karatê (AVK) e participou da fase classificatória do Campeonato, que aconteceu no início deste mês no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, em Vitória, conquistando o terceiro lugar na competição. Competiram atletas de todo o Brasil, nas classes sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, cadete, júnior, sub-21, sênior e master.

Patrícia é professora do projeto há um ano e seis meses. Um dos objetivos é trabalhar também o lado social. “Por meio do projeto social da Associação,  o esporte ajuda crianças e adolescentes a ocuparem seu tempo ocioso, evitando, assim, que caiam no mundo da criminalidade”, explica.

A equipe da Associação Vianense de Karatê (AVK) também participou, representando o município, da 1ª etapa do 31º Campeonato Estadual de Karatê, no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória, no mês de maio. Os atletas trouxeram para casa 27 medalhas, sendo 11 de ouro, 03 de prata e 13 de bronze.

Eles participaram em duas categorias: acima de 10 anos (Kata – luta imaginária) que seria uma sequência de movimentos e técnicas de ataque e defesa cujo objetivo é proporcionar ao praticante o aprendizado mais aprofundado da arte, e a categoria Kumite (que é a luta normal dividida por pesos).

Pontos moeda