Esportes

Corrida ligando Vitória a Anchieta contará com 500 ciclistas

Está marcado para eles saírem da capital do Estado em direção ao Santuário Nacional de Anchieta, em comemoração à Festa Nacional de São José de Anchieta

Serão cerca de 4 horas de prova Foto: Divulgação

Um grupo de 500 ciclistas profissionais e amadores, inscritos na 6ª edição do Desfio de Ciclismo São José de Anchieta, darão a largada no estacionamento do Shopping Vitória em direção ao município de Anchieta, no Sul do Estado. O evento acontece no próximo domingo (11), a partir das 8 horas.

De acordo com a organização do evento, serão cerca 4 horas de prova, com passagens pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na capital, além da 3ª Ponte, e pelas avenidas Carioca e Luciano da Neves. O percurso ainda inclui passagem pela Rodosol, no contorno de Guarapari, e Meaípe no sentido Samarco, com o fim da prova em Anchieta.

Pelo sexto ano consecutivo, a corrida contará com a participação de atletas de alto nível, como Cristian Egídio, campeão da Volta do Uruguai 2013, campeão brasileiro 2015. Outro nome forte para vencer é Rodrigo Nascimento, campeão brasileiro de estrada e de contra relógio 2009/1006. No entanto, a maioria dos participantes é amador. Os chamados “cicloturistas” são atraídos pelas belas paisagens do percurso. Eles somam 300 inscritos na etapa, do total de 500.

O 6º Desafio de Ciclismo São José de Anchieta será disputado em percurso por ruas e estradas asfaltadas com aproximadamente 100 km de distância. São 15 categorias disputam a prova. O evento é organizado pela Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC).

O último lote de inscrições para quem deseja competir acaba nesta quinta-feira (8), nas lojas parceiras: em Vitória nas lojas Iron Haelt, Multisporte, Bicicletaria Oficina, em Iconha na Ciklo Bike. Já a entrega dos kits acontece no sábado (10), das 13 horas às 18 horas, no segundo piso do Shopping Vitória, também no mesmo local. A largada será no domingo às 8 horas.

Funcionamento de vias

Durante a realização da prova, que tem liberação dos órgãos Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES), Secretaria Estadual de Esportes, Prefeituras de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta, além da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) e Consórcio Rodosol, o trânsito estará liberado para circulação de veículos. A PM-ES atuará na retaguarda fechando os cruzamentos, garantindo a segurança dos ciclistas participantes.

Um forte aparato da organização está montando para garantir a segurança dos atletas inscritos no Desafio, a Policia Militar também vai atuar na segurança do evento, evitando a entrada de ciclistas não inscritos na prova. A organização informa que todos os inscritos na prova contam com total aparato de segurança, todos contam com seguro de vida e acidentes pessoais, três unidades de ambulância UTI com médicos, moto socorristas e carro de apoio atuarão na segurança da prova.

Pontos moeda