Esportes

São Paulo homenageia Kaká: 'As portas da sua casa estarão sempre abertas'

Redação Folha Vitória

São Paulo - Após o anuncio oficial da aposentadoria de Kaká como jogador de futebol neste domingo, o São Paulo usou o seu site oficial e as redes sociais para prestar homenagens ao meia revelado nas categorias de base do clube. Aos 35 anos, o craque revelou que tomou a decisão após um longo período de reflexão e destacou que pretende continuar ligado ao esporte, mas desta vez como gestor.

Kaká iniciou a sua carreira profissional no São Paulo em 2001, tendo marcado, logo nos seus primeiros passos pelo clube, os gols que deram o título do Torneio Rio-São Paulo ao clube, depois sendo negociado em 2003 com o Milan. Em 2014, teve uma passagem rápida por empréstimo, tendo concluído a sua passagem pelo time com um total de 155 jogos disputados, com 82 vitórias, 33 empates, 40 derrotas e 51 gols marcados.

"Quando param de jogar, ídolos não se aposentam, entram pra história. Mais que gols e títulos, o que fica é o legado de dedicação, profissionalismo e carinho. Obrigado por ter feito parte de momentos tão especiais. As portas da sua casa estarão sempre abertas", publicou, no Instagram, o clube paulista, que chegou a demonstrar interesse em um retorno de Kaká após o meia anunciar que não continuaria no Orlando City ao término da temporada da MLS, a principal liga de futebol dos Estados Unidos.

O São Paulo tem história recente quando o assunto são ídolos que assumem cargos internos no clube. Rogério Ceni foi anunciado como técnico da equipe no fim de 2016 e assumiu o comando do time no início de 2017, sucedendo Ricardo Gomes. O caso mais recente é o de Raí, que se tornou nos últimos dias diretor de futebol do São Paulo após a saída de Vinicius Pinotti do cargo. O ex-atleta já trabalhava nos bastidores do clube, mas no Conselho de Administração do São Paulo.

"Chega a nova etapa da preparação. Agora vou me preparar para continuar no futebol e ter uma outra função, mas não vai ser mais como um jogador profissional, atleta", contou Kaká em entrevista à TV Globo. "Eu gostaria de participar do clube de uma forma mais... um manager, um diretor esportivo, alguém que fica entre o campo e o clube."

"Eu me preparei muito para ser jogador profissional e quero me preparar para essa nova função, quero ver e enxergar um pouco de fora. O fato de ter tido êxitos como jogador profissional não significa que vou ser um bom diretor ou não. Então quero me preparar para isso daqui em diante, estudar, acompanhar, estar mais próximo de alguns clubes, principalmente aquele onde eu joguei", completou o agora ex-jogador.

Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato, que jogaram com Kaká no período em que o meia esteve emprestado ao São Paulo em 2014, também homenagearam o jogador. "Que honra ter jogado ao lado do meu ídolo. Mas quebrava muito no rachão. Seja muito feliz nessa nova fase da tua vida. Deus te abençoe sempre", escreveu Ganso. "Amigo, companheiro e ídolo. Feliz em fazer parte da sua história. Boa sorte meu irmão nesse seu novo desafio", acrescentou Pato.

Pontos moeda