No design, não basta ser bonito. Funcionar é preciso!

Há quem diga que no design, não existe o feio nem o belo. Tudo é arte! A gente sabe que investir em peças, principalmente, móveis de design, agrega muito valor à decoração. Eles trazem requinte, sofisticação e beleza para os espaços. Mas, é importante se atentar aos mecanismos dessas peças adquiridas e se, realmente, não é só a forma que é, de fato, bonita. O design legítimo conforta, aconchega e, mais do que nunca, tem funcionalidade. Não se deixe enganar pela capa. Por isso, trouxe alguns exemplos de criações incríveis – com um pouco de seus criadores – que além de belas, são super funcionais.
Eu começo então valorizando o que é nosso 🙂 o arquiteto e design Sérgio Rodrigues, conhecido como o pai do design brasileiro, com obras mundialmente conhecidas. Infelizmente, ele nos deixou em 1 de setembro de 2014. O que fica é uma encantadora trajetora, um legado riquíssimo e excelentes referencias para os mais novos e futuros designers!

minibrasil-sergiorodrigues3

Como a famosa e bem querida pelos profissionais e apreciadores de um bom desenho, a Poltrona Mole, criada em 1957. É feita de madeira nobre, a jacarandá e estofamento em couro. Vencedora de muitos prêmios, inclusive, está em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York. É um sucesso de vendas até hoje!

sergio-rodrigues_poltrona-mole
A “chifruda” também faz sucesso nos ambientes e mostras pelo mundo. A seguir, uma que brilhou no espaço da arquiteta Fabiane Giestas, na Casa Cor ES de 2013:

casa-cor-es---lounge-do-office---fabiane-giestas-1378492535777_785x1024
Outro gênio do design é o dinamarquês Arne Jacobsen (1902 – 1971) arquiteto, decorador, trabalhou com móveis, têxtil e cerâmicas.

5695915-retro-arne-jacobsen

Criou a Cadeira Formiga e inúmeras peças

arne-jacobsen-chairsE também a linda Poltrona Egg:

Arne_Jacobsen_Chairs
Mais um arquiteto e designer, autor de peças renomadas, é Charles Rennie Machintosh (1868 – 1928) nascido em Glasgow.

GAETANO-PESCEHá registros que dizem que o trabalho que projetou sua carreira, foi a construção da Hill House e logo em seguida os móveis que desenhou para a casa com muita influência Neogótica.

feltri_gallery01
Hill House, 1902.

cr_hill_house1328587280499
Cadeira Hill House

cassina-mackintosh-hill-house-chairs-instu-mix
E se design é mesmo sinônimo de conforto, vai aí um exemplar do arquiteto e designer italiano Gaetano Pesce, que muito me chama a atenção.

BathRugbyClub-low-res-2-of-3_1400_937_c1

Esse profissional explorou, durante toda a carreira, as mais diversas possibilidades de materiais enquanto desenvolvia suas obras. A série Up e Cadeira Donna, comprimidas e embaladas a vácuo em PVC, é um mobiliário descrito por Pesce como peças de transformação.

serie-up2000-di-gaetano-pesce-per-bb-italia1-1024x8101
E para fechar esse post, deixo aqui uma foto minha ( só uma, pode, né?! :p) nesta poltrona mega confortável, que registrei na Mostra Black deste ano, em São Paulo.

foto

Em breve eu volto, gente. Vale destacar que, neste texto ressaltei profissionais que fizeram história no design, e claro, faltaram muitos, inclusive, brasileiros. Mas é bom que, fragmentando assim, tenho bastante conteúdo para compartilhar aqui com vocês e isso será assunto para os próximos posts 😉 tudo bem?! Espero que vocês tenham gostado! Curtam e compartilhem, por favor! s2

Lembrando que aceito sugestões para publicações em nosso blog, hein? Beijos!

Todas as imagens são de reprodução/divulgação na internet.

Anne Carpe

(296Publicações)

No comando do Art et Décor, programa pioneiro nos segmentos de arquitetura e decoração, Anne Carpe é jornalista, mas antes de tudo, se aventurou no curso de design de interiores para desbravar o mundo da criação. Atenta as tendências, notícias e a tudo que se refere ao novo, ela conseguiu somar o jornalismo e a paixão pelo design em um espaço de comunicação. Faz parte do time da TV Vitória/Rede Record desde o inicio de 2013. Trabalhou como repórter dentro dos jornais da programação, participou da produção e execução de importantes séries e hoje atua como editora-chefe e apresentadora do programa Art et Décor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *