Designer de interiores dá dicas de iluminação para casa

Você que está decorando de primeira ou reformando, chegou naquela parte que entra a iluminação e pintou dúvidas sobre tipo ideal para o seu ambiente, não se preocupe que este é o lugar certo para esclarecer sua mente quando a luminosidade da sua casa. Embora muitas pessoas não saibam, há vários tipos de iluminação que podem fazer toda a diferença no visual e conforto do lar. Quando utilizada de forma adequada, ela torna o espaço mais aconchegante e ainda contribui na ambientação, através de lustres, pendentes e peças personalizadas. De acordo com a designer de interiores da Grand Construtora, Geruza Calvalcante, os tipos de iluminação podem ser divididos em direta, indireta e difusa, e cada um cria efeitos específicos, sendo necessário saber quando recorrer a eles.

Difusa: a mais comumiluminacaodifusa.

 A iluminação mais comum e utilizada no dia a dia é a difusa, em que a fonte de luz é instalada no centro do teto do ambiente, iluminando o espaço de forma proporcional e harmoniosa. “Se a casa tem espaços integrados, como copa e sala, por exemplo, é interessante que os circuitos elétricos sejam distintos, para que a iluminação de cada parte seja independente da outra”, explica a designer de interiores.

Luz direta para realce prodotti-138580-relabb6d8f60aba460fa1fe17e8dff1d247

A luz direta tem como principal função contribuir para a estética do ambiente. Ela deve ser utilizada para destacar uma peça de arte ou artigo de decoração. “Paredes texturizadas, quadros e enfeites marcantes também podem ser realçados. Vale a pena fazer uso de abajures e trilhos com sposts para tal finalidade”, comenta Geruza.

Indireta cria efeito intimista luz-indireta-decoracao-ii

“Luminárias de luz indireta são excelentes opções para criar o efeito intimista, ideal para deixar o ambiente mais aconchegante. Os quartos são os locais onde mais se utiliza esse tipo de luz”, explica a profissional. Ela pode ser explorada, ainda, em salas ou outro cômodos onde se tem o objetivo de criar uma iluminação diferenciada em determinada parte.

Anne Carpe

(210Publicações)

No comando do Art et Décor, programa pioneiro nos segmentos de arquitetura e decoração, Anne Carpe é jornalista, mas antes de tudo, se aventurou no curso de design de interiores para desbravar o mundo da criação. Atenta as tendências, notícias e a tudo que se refere ao novo, ela conseguiu somar o jornalismo e a paixão pelo design em um espaço de comunicação. Faz parte do time da TV Vitória/Rede Record desde o inicio de 2013. Trabalhou como repórter dentro dos jornais da programação, participou da produção e execução de importantes séries e hoje atua como editora-chefe e apresentadora do programa Art et Décor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>