Peças exclusivas transformam ambientes em verdadeiras galerias de arte na CASACOR SP

Quando começam a criar um ambiente para a CASACOR, os arquitetos e designers de interiores se encontram em frente a uma tela em branco. E, nem sempre, o mobiliário e os revestimentos disponíveis no mercado se encaixam na visão (ou no espaço) que se tem para a mostra. Por esse motivo, muitos deles acabam criando soluções inéditas que acabam roubando a cena e se transformando quase numa peça de arte.Na mostra paulista de 2018, o trio de profissionais da Suíte Arquitetos assina a criação do sofá modular produzido com tecidos de juta e tear de algodão, especialmente para a 32ª edição da CASACOR São Paulo. A peça pode ser vista na “Casa da Árvore Renault”. Baseado no conceito de slow design, a arquiteta Juliana Pippi, responsável pelo projeto da “Sala TOKI“, trouxe peças de artistas que também acreditam na ideia de desacelerar e valorizar o trabalho delicado, que leva tempo. Domingos Tótora assina o longo banco produzido com uma técnica em barro. A peça impressiona pelas suas imperfeições e marcas de um trabalho único e feito à mão. Inês Schertel é a outra artista que produziu um banco exclusivo para Juliana, com um estofado diferenciado em lã, todo em tons neutros e suaves, que compõe perfeitamente ao ambiente.

No espaço “WC no Gender”, de Lizandro Piloni, os três espelhos diamantados chamam a atenção não apenas pelo design, mas também por serem peças exclusivas. Os objetos refletem cerca de nove ângulos diferentes do visitante e ficam expostos em frente às cabines.Os jardins da CASACOR São Paulo também chamam a atenção pelo uso de peças feitas especialmente para a mostra. Inspirado pelo tema “A Casa Viva”, Mauro Contesini trouxe para a “Alameda” um conjunto de esculturas criadas por Edval Pessoa, arista de Belém do Pará, com a curadoria de Lígia Testa. Confeccionadas em chapas de ferro com pintura eletrostática – adequada para o uso em áreas externas – as obras ganharam o nome de “Vida” e representam as fitas de cromossomos, que constituem a sequência do DNA humano.

Já a paisagista Clariça Lima, desenvolveu para o “Coliving” o Banco Floreira com a finalidade de proteger e abraçar as árvores já existentes no Jockey. O desenho, de forma orgânica muito encontrada na natureza, aperfeiçoa a circulação no espaço e gera áreas de descanso e relaxamento ao visitante. O banco foi confeccionado especialmente para a CASACOR 2018 em chapa metálica pintada na cor “Laranja Fiesta”, da Coral, e com assentos em ripas de madeira cumaru.

A combinação do aço corten, latão e do silestone raro blue dão vida à Litosfera Blue, que com sua característica rústica, vai ao encontro do conceito do “Lounge Sensações”, ambiente criado pelo arquiteto Gustavo Paschoalim. A peça foi criada por Verônica Einloft, que também assina as obras Taj Mahal e Drusa Cristal, que compõem a ambientação do espaço “Cisterna da Deca”, assinado pelo arquiteto Tenório. As peças são criadas de forma digital e ganham vida através de elementos como cobre e aço, além de folhas de ouro e prata que realçam os detalhes de suas telas.

Em sua 32ª edição, a CASACOR Paulo, traz como tema “A Casa Viva” em 81 ambientes decorados (entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos) no Jockey Club de São Paulo. Até o dia 29 de julho de 2018, o visitante poderá conferir o que há de melhor no design de interiores, decoração, arquitetura e arte no Brasil.

Anne Carpe

(426Publicações)

No comando do Art et Décor, programa pioneiro nos segmentos de arquitetura e decoração, Anne Carpe é jornalista, mas antes de tudo, se aventurou no curso de design de interiores para desbravar o mundo da criação. Atenta as tendências, notícias e a tudo que se refere ao novo, ela conseguiu somar o jornalismo e a paixão pelo design em um espaço de comunicação. Faz parte do time da TV Vitória/Rede Record desde o inicio de 2013. Trabalhou como repórter dentro dos jornais da programação, participou da produção e execução de importantes séries e hoje atua como editora-chefe e apresentadora do programa Art et Décor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *