Jornalista conta a história da religião no Brasil

livro marilluAs origens da fé no Brasil são o tema da pesquisa da jornalista Marilu Torres que está reunida no livro “Brasil – Terra de Todos os Santos”, editora Panda Books.

A autora apresenta a biografia dos santos católicos, revela a origem da umbanda e do candomblé, mostra a crença dos povos indígenas e conta a história das festividades religiosas e os rituais que as antecedem.

Tudo isso acompanhado das rotas de peregrinações, dos locais das comemorações e dicas doturismo religioso. O Estado do Espírito Santo é retratado em eventos como os Passos de Anchieta – a rota de peregrinação que reconstitui a trilha do santo no Estado, desde a Catedral Metropolitana de Vitória até o Santuário de São José de Anchieta, no litoral Sul.

O livro traz ainda um DVD com documentário sobre todas as festas e procissões do país e depoimentos emocionantes de devotos. É a história do Brasil revelada pela fé de seu povo em 248 páginas.

fratMaterial da Campanha da Fraternidade 2015 já está disponível para divulgação

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2015 será no dia 18 de fevereiro, às 10h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Para auxiliar na vivência e divulgação da Campanha nas dioceses, paróquias e comunidades, a Comissão Executiva da CF 2015 disponibiliza materiais para serem baixados, entre eles o cartaz, textos formativos, hino e partitura, oração e apresentações.

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O texto-base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete sobre a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”. Para acessar o material, entre no site: https://migre.me/nEmBO

Programação de Natal nas paróquias

A celebração do nascimento de Jesus é o motivo de inúmeras programações de Natal nas paróquias, igrejas e comunidades do Estado. Segue algumas:

* Paróquia Nossa Senhora da Penha – Flexal
Dia 24
19h30 – Missa de Natal na Comunidade São Vicente de Paulo
21h30 – Missa de Natal na Comunidade Matriz
Dia 31
19h30 – Missa de Ano Novo na Comunidade Nossa Senhora de Fátima
21h30 – Missa de Ano Novo na Comunidade Matriz

* Paróquia São Pedro – Jacaraípe
Dia 24
19h30 – Setor Santa Luzia – Dom Sevilha
20h – Setor São Pedro – Pe. Renato

* Comunidade Santo Antônio – Pe. José
Dia 25
9h – Missa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe – Pe. Renato
9h – Missa na Comunidade São Marcos
19h30 – Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Pe. José
19h30 – Missa na Matriz – Pe. Renato

* Paróquia Bom Pastor – Campo Grande
Dia 23
19h – Apresentação das crianças do Orfanato Cristo Rei, na Matriz, seguida de missa em memória aos 25 anos de martírio do padre Gabriel, presidida por Dom Sevilha
Dia 24
19h30 – Cantata com os Arautos do Evangelho seguida da missa de Natal

Pra pensar

“Não troque a saúde pela riqueza, nem a liberdade pelo poder” – Benjamin Franklin

*Fotos: divulgação, cedida pela fonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *