CNBB declara que o Santuário de Anchieta é “nacional”

IMG_1704No Brasil, apenas o Santuário Basílica de Nossa Aparecida em São Paulo possuía o título de “Santuário Nacional”. Agora, a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que terminou no último dia 24 em Aparecida, por maioria absoluta aprovou a concessão do título de Santuário Nacional ao Santuário de São José de Anchieta, localizado no sul do Estado do Espírito Santo, nos termos do cânon 1231 do Código de Direito Canônico.

O decreto diz: “considerando que São José de Anchieta é o Apóstolo do Brasil, e seu templo é, de fato, meta de peregrinação de numerosos fieis dos mais diversos pontos do País, concede-se por decreto, o título de Santuário Nacional ao Santuário de São José de Anchieta, na Arquidiocese de Vitoria, com os direitos e deveres que lhes são conferidos pelas normas vigentes”.

Para o reitor do Santuário de Anchieta, padre Cesar Augusto dos Santos, sacerdote jesuíta, “o Santuário Nacional de São José de Anchieta torna-se referência para todo o Brasil e para o mundo. Receber esse título significa reconhecimento que sua ação evangelizadora atingiu toda a nação e sua devoção está, como aparece no processo entregue ao Papa Francisco para a canonização, viva e espalhada por todo o território nacional”.

Tendo em vista os argumentos que forma expostos, a CNBB por decreto também outorgou a São José de Anchieta o título de padroeiro secundário do Brasil, junto de Nossa Senhora de Aparecida, com todos os direitos e privilégios litúrgicos. O motivo da decisão foi justamente pelo fato de que o Apóstolo do Brasil se dedicou à pregação do Evangelho e toda sua vida foi entregue para que os princípios evangélicos estivessem nas origens da cultura e da formação do povo brasileiro.

“O povo de brasileiro terá, agora, o privilégio de contar com a proteção de Nossa Senhora Aparecida e de São José de Anchieta. Esperamos que, com esse reconhecimento, cresça, a cada dia, o número de devotos que acorrem ao Santuário Nacional de Anchieta para louvar, pedir e agradecer as graças alcançadas, por meio de sua intercessão”, concluiu o padre Cesar.

 

Voluntários da Universal socorrem desabrigados em Santa Catarinaiurd

Voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus se uniram rapidamente para auxiliar os desabrigados do Oeste catarinense que foram vítimas de um tornado que atingiu a região no dia 20 de abril. Os ventos de 200 km por hora destruíram parte da cidade de Xanxerê, provocando estragos nos municípios vizinhos onde pelo menos 4,2 mil pessoas ficaram desabrigadas e outras 800 mil ficaram em estado de atenção.

Grupos da IURD de Florianópolis conseguiram mobilizar a doação de cestas básicas e distribuíram os donativos nos municípios atingidos. Foram 14 toneladas de mantimentos arrecadados que servirão para ajudar a reconstrução de pelo menos 700 famílias que tentam recuperar os danos sofridos.

Além dos alimentos, foram entregues roupas, calçados, colchões, fogões e água. Fora isso os voluntários ajudaram 800 famílias a recuperarem suas casas. O mutirão de limpeza ajudou pessoas como Cristine Maraga que agradeceu a ajuda dos fiéis da igreja.

O secretário de Assistência Social de Xanxerê, Amélio Radaelli, agradeceu o apoio dos voluntários e destacou a importância dessa ação. “Vimos com muita alegria a distribuição dos mantimentos pelos voluntários da Universal. Gestos de amor e de fraternidade como esse nos incentivam na reconstrução da cidade. Durante a ação, notamos que todo o povo de Xanxerê ficou muito feliz por receber as doações. Em nome da cidade, nós agradecemos a Universal.” (INFOGOSPEL)

 

Pra pensar

“O tempo é o senhor da razão – Anônimo

*Fotos: divulgação, cedida pela fonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *