Assembleia Legislativa do Espírito Santo homenageia ADRA

ADRQA 1Apenas em 2014, a regional do Espírito Santo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) atendeu mais de 190 mil pessoas. Este é um dos motivos que a credenciaram para a homenagem na Assembleia Legislativa do Estado, realizada na noite de ontem, 14 de maio.

A Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero foi entregue a 28 pessoas e entidades que desenvolvem atendimento assistencial em diversas áreas. No Espírito Santo, a ADRA atua oficialmente há cerca de 20 anos e, atualmente, oferece atendimento em instituições localizadas em Vitória, Vila Velha, Viana e Cariacica.

Para o pastor Fábio Salles, que dirige a instituição capixaba, a homenagem representa o diferencial que a ADRA promove, inclusive, colocando-a como instituição de destaque entre as demais, pela quantidade de pessoas atendidas e projetos em que atua. Atualmente são nove áreas que atendem crianças e também adultos.

Muitos projetos são realizados através de parcerias com os governos municipais que veem na ADRA uma gestora eficiente dos recursos destinados ao serviço de assistência social.

O deputado estadual Marcelo Santos, proponente da sessão solene, destacou a relevância das instituições religiosas no atendimento a pessoas carentes ou sob situação de risco. “As igrejas alcançam onde os braços do Estado não chegam. São exemplos que devem ser seguidos”, exaltou.

Projetos desenvolvidos pela ADRA ES

Abrigo para População de Rua

Em parceria com prefeitura municipal de Vitória, o abrigo funciona 24 horas como moradia provisória para 40 pessoas adultas em situação de rua na cidade e que apresentam demandas de saúde. Oferece atendimento social, psicológico, de saúde, alfabetização de adultos, palestras educativas, oficinas artísticas, oficinas sócio educativas, alimentação, encaminhamento para emprego etc. O projeto possibilita a reinserção social e comunitária e o aumento da autoestima.

Casas Lares

Também desenvolvida em parceria com a prefeitura de Vitória, as duas unidades funcionam 24 horas e atendem a até 30 pessoas em situação de rua, com transtornos mentais, com pequena ou nenhuma possibilidade de reinserção familiar e comunitária. Possuem serviços similares aos do abrigo.

Albergue Noturno/Imigrante

Também em parceria com a prefeitura de Vitória, funciona das 17 às 7h, em duas unidades, atendendo em cada unidade a 40 pessoas em situação de rua. Recebe encaminhamentos do Centro de Atendimento Dia, Abordagem de Rua, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público e outros órgãos públicos, munícipes e sociedade civil em geral. Oferece atendimento social, alimentação, higienização e atividades socioeducativas.

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) faz parte de um programa do governo federal, o PAIF (Programa de Atenção Integral à Família).

No município de Viana, atualmente, quatro CRAS são gerenciados pela ADRA, em parceria com a prefeitura local.

No município de Vitória existem 12 CRAS, gerenciados em parceria PMV / ADRA.

No município de Cariacica existem oito CRAS, gerenciados em parceria PMC / ADRA.

O objetivo do projeto é dar atendimento integral às famílias carentes e em situação de risco social, além de fortalecer e permitir o acesso aos serviços sociais oferecidos pelos municípios. Busca, ainda, fomentar o conhecimento, o fortalecimento de vínculos e interação com o grupo através das oficinas motivacionais.

Programa INCLUIR

O Programa Capixaba de Redução da Pobreza, intitulado Programa INCLUIR, visa a realizar projetos e ações de forma sistematizada, no intuito de promover a inclusão social e a cidadania, através da utilização da estratégia de articulação das redes de proteção social, de maneira a beneficiar as famílias em situação de pobreza, com foco na erradicação da extrema pobreza no Espírito Santo.

Este projeto baseia-se na Lei Estadual nº 9.752 de 19/12/2011 onde cria a Política Estadual de Redução à Pobreza com foco prioritário na extrema pobreza. No município de Cariacica existe um INCLUIR, gerenciados em parceria PMC / ADRA.

CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social

São considerados serviços de média complexidade aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Os serviços de Proteção Especial de Média Complexidade são ofertados no Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS.

Atualmente, no município de Cariacica, dois CREAS são gerenciados pela ADRA, em parceria com a prefeitura.

No município de Vila Velha, dois CREAS são gerenciados pela ADRA, em parceria com a prefeitura, subdividos em quatro equipamentos: dois CREAS, um Centro POP (Centro Especializado para População em Situação de Rua) e um SEAS (Serviço Especializado de Assistência Social).

Em Viana, um CREAS é gerenciado pela ADRA, em parceria com a prefeitura.

No CREAS é desenvolvido o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias – PAEFI. Este se caracteriza por ser um “serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos”, e tem como objetivos a articulação de ações com os demais serviços da rede de socio-assistencial; propiciação do fortalecimento e/ou o restabelecimento dos vínculos familiares (bem como sua função protetiva) e comunitários; contribuição para romper com padrões violadores de direitos no interior das famílias; contribuição para a reparação de danos e da incidência de violação de direitos; Prevenção da reincidência de violações de direitos.

CAP – Casa de Acolhimento Provisório Infantil

Em parceria com a prefeitura municipal de Viana, a CAP acolhe crianças de 0 a 12 anos incompletos, e a adolescentes do sexo feminino, entre 12 a 17 anos, em situação de risco social e encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude de Viana, Ministério Público de Viana e Conselho Tutelar do município de Viana.

No município de Cariacica, três CAPs são gerenciadas pela ADRA, em parceria com a prefeitura.

No município de Vitória, dois CAPs são gerenciadas pela ADRA, em parceria com a prefeitura, atendendo crianças e adolescentes de 0 a 17 anos incompletos de ambos os sexos.

CADEC de Terra Vermelha

É um projeto que tem como objetivo atender pessoas da comunidade da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, onde são atendidas 60 crianças e adolescentes de 07 a 11 anos, com reforço escolar com duas refeições por dia, em ações educativas, cursos profissionalizantes, atendimento médico-odontológico, palestras, passeio ecológicos, etc.

PAIF – Programa de Atenção Integral à Família Cariacica

Cooperação técnica e financeira para implementação do Programa Incluir no município de Cariacica, através do repasse de recursos financeiros para contratação de equipe técnica. [Equipe ASN, Francis Matos]

 

Pra pensar 

“Deveríamos trabalhar para viver. Não vivemos para trabalhar. Essa mudança de percepção é essencial” – Matthew Fox

*Fotos: divulgação, cedida pela fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *