Espetáculo homenageia Mozart na PI Presbiteriana de Vitória

IMG_3669 copiarA Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, que fica no Centro, será palco do espetáculo “Mozart – Vespera Solennis de Confessore (Werk 339)”, que será apresentado domingo (10), a partir das 19h.

Este é o ano “Mozart”, onde sua obra completa 260 anos de existência; o compositor que morreu com apenas 35 anos, está sendo homenageado em vários eventos musicais pelo mundo, incluindo o Brasil e o solista capixaba Alessandro Santana (foto) participará em apresentações em outros estados.

Suas principais obras sacras, as missas, seguem os princípios da escrita sinfônica, mas são compostas com grande variedade de forças, desde um simples quarteto vocal acompanhado pelo órgão, até peças que exigem uma grande orquestra, um coro ou um grupo de solistas como o quarteto formado pelo baixo-barítono Alessandro Santana, Natália Hubner, Priscila Aquino e Juliano Barcelos.

Além do quarteto, a apresentação “Mozart – Vespera Solennis de Confessore (Werk 339)” inclui o Coro Sinfônico da Faculdade de Música do ES, ao qual o solista Alessandro Santana compõe o quadro de professor/cantor, é hoje, um dos principais coros do Estado, onde já fez várias apresentações junto a Oses (Orquestra Sinfônica do Espirito Santo) e já foi regido pelos principais maestros do país e outros maestros internacionais. Nesta apresentação o coro estará sob a regência de Wilson Olmo, além do pianista Willian Lizardo.

mozart600 obras

Wolfgang Amadeus Mozart foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. A composição sacra mais carismática de Mozart é, sem dúvida, o “Réquiem” e a véspera mais conhecida é a “Vespera Solennis de Confessore” formatada como culto cristão e monumental.

 

Pra pensar

“Eu agradeço a Deus por graciosamente me dar a oportunidade de entender que a morte é a chave que abre a porta da nossa verdadeira felicidade” – Wolfgang Amadeus Mozart

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *