Imagem da Padroeira do Brasil chegará em Colatina

Baixo GuanduA imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, há 300 anos, por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Após uma pescaria escassa, a ação misteriosa de Deus fez chegar até eles a imagem daquela que se tornaria a Padroeira do Brasil e, com ela, uma abundância de peixes.

Do rio, a imagem surgiu e é também pelo rio que ela entrará na Diocese de Colatina, neste sábado (06). O bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e o pároco da Paróquia São Pedro, de Baixo Guandu, padre Luismar Passarelli, seguirão, acompanhados por uma caravana de quase 50 pessoas, até o Santuário Nacional de Aparecida (SP) para esta missão tão especial: buscar a imagem peregrina da Padroeira do Brasil para abençoar todo o povo da Diocese de Colatina.

Dom Wladimir receberá a imagem durante celebração eucarística, que ele mesmo irá presidir no próximo dia 5 de maio (sexta-feira), no Santuário Nacional, às 9h10 da manhã, a ser transmitida para todo o Brasil pela TV Aparecida. Ela será transferida, primeiro, para as mãos dos fiéis de Baixo Guandu por uma razão muito especial: Baixo Guandu foi o primeiro município do Espírito Santo a ser atingido brutalmente pela lama com rejeitos de minério da empresa Samarco, que contaminou o Rio Doce em 5 de novembro de 2015. A tragédia ambiental abalou a vida de toda a comunidade local, especialmente dos ribeirinhos e pescadores que sobreviviam da pesca no Rio Doce.

A entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida por esse rio tão sofrido será, portanto, sinal de luz e esperança para todos. O padre Luismar Passarelli adianta que uma grande festa está sendo preparada para recebê-la com toda honra e carinho.

Imagem navegará sete quilômetrosNossa-Senhora-Aparecida_

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegará às 15 horas do dia 6 de maio à localidade de Mascarenhas, já no município de Baixo Guandu. Dezenas de pescadores e ribeirinhos estarão aguardando sua chegada. Lá, a imagem será colocada dentro de um barco e seguirá pelas águas do Rio Doce, acompanhada por uma grande caravana de barcos. Hinos de louvor e fogos de artifício marcarão o trajeto de cerca de sete quilômetros que serão percorridos até o bairro Mauá, onde o percurso continua por terra.

Centenas de pessoas devem seguir caminhando até a igreja matriz, onde uma missa mariana será presidida por dom Wladimir. “A paróquia está mobilizada em trazer, para esse momento, fiéis de todas as comunidades, inclusive as do interior. Vamos disponibilizar ônibus para permitir que todos participem”, informa padre Luismar.

Peregrinação

A missa para acolher a imagem será às 18 horas. E esse será apenas o primeiro dos muitos momentos emocionantes que serão vividos pelos fiéis de Baixo Guandu, já que a imagem permanecerá na paróquia por nove dias. Durante esse período, ela irá percorrer todas as 36 comunidades, onde haverá missas e momentos de oração.

Despedida

A despedida será em 14 de maio, Dia das Mães, e a programação será, portanto, muito especial. Haverá missa na igreja matriz às 11 horas, seguida de almoço comunitário e inauguração do museu em comemoração aos 80 anos da paróquia. Às 15h30, acontecem coroação e despedida da imagem. Uma carreata pelas ruas da cidade partirá às 17 horas rumo a Itaguaçu, especificamente na localidade de Laranjal, o limite geográfico entre os dois municípios.

Lá, a imagem será acolhida pela Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Até dezembro deste ano, a imagem percorrerá todas as 31 paróquias da Diocese de Colatina, encerrando sua peregrinação no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.

Um comentário em “Imagem da Padroeira do Brasil chegará em Colatina”

  1. estou encantado e apaixonado por essas materias que fala de fé e esperasça , é o que as pessoas precisam nos nossos dias…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *