A “Memória Religiosa de Cariacica” estará em exposição

A diversidade religiosa entendida como patrimônio cultural é a proposta da Exposição Itinerante “Memória Religiosa de Cariacica”. A palestra de lançamento da exposição será realizada no dia 03 de julho, às 19h, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Cariacica, localizado na Av. Kleber Andrade, nº 5, Bairro Rio Branco.

Nesse evento, os resultados do projeto serão apresentados pela equipe técnica, composta por arquivistas, historiador, bibliotecário, pedagoga e fotógrafa. Representantes das instituições religiosas que atuam no município de Cariacica também estarão presentes como palestrantes, contribuindo com esclarecimentos sobre as peculiaridades de cada religião, visando à disseminação do conhecimento sobre a diversidade religiosa e a promoção da cultura da paz.

A exposição é resultado de pesquisas realizadas, entre os meses de janeiro e junho de 2018, em arquivos, bibliotecas, centros de memória, arquidiocese, paróquias, igrejas, santuários, terreiros e comunidades eclesiais, visando a coleta de informações significativas e a constituição de um acervo fotográfico representativo, com o objetivo de conhecer e identificar algumas referências culturais que compõem o patrimônio religioso de Cariacica, promovendo o reconhecimento e a valorização da diversidade religiosa praticada no município.

A equipe do projeto tem a expectativa de que esta exposição fotográfica possa contribuir para o respeito à diversidade religiosa e às liberdades de escolhas e crenças, minimizando os efeitos negativos do preconceito e da intolerância religiosa, pois os ambientes religiosos agregam valores morais e éticos aos cidadãos e contribuem significativamente para a formação da cultura local.

A exposição ficará aberta ao público, gratuitamente, com o seguinte cronograma:

De 03 a 20/07 – Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica. Endereço: Av. Kleber Andrade, nº 5, Bairro Rio Branco

Dia 21/07 – Quadra do Esporte Clube Itaquari (Escola de Samba Boa Vista), como uma das atrações do IV Festival de Quadrilha de Matrizes Africanas e Convidadas. Endereço: Rua Muniz Freire, 55, Itaquari

De 23/07 a 11/08 – Faça Fácil. Endereço: Rodovia Leste-Oeste, nº 154, Bairro Santo André (próximo ao Terminal de Campo Grande)

De 13/08 a 06/09 – Shopping Moxuara. Endereço: Avenida Mário Gurgel, nº 5.353 – São Francisco

De 10/09 a 11/10 – Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas. Endereço: R. Santa Marta, nº 12, Campo Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *