Pr. Cláudio Duarte: “Os homens não conseguem lidar com o efeito ‘elástico’ da mulher”

Em recente passagem por Vitória, o pastor Claudio Duarte concedeu uma rápida entrevista para o blog Caminhos de Fé. Duarte ficou conhecido em todo o País e até fora ao ter trechos de suas mensagens divulgados pelos próprios membros na internet. Retirando gargalhadas do público, ele revela princípios cristãos que impactam um número cada vez maior de pessoas. Confira:

Caminhos de Fé: Qual dica você dá para outros pastores que desejam alcançar as pessoas por meio da internet?

Pr. Cláudio Duarte: A dinâmica é inovar na maneira de se comunicar. A comunicação mudou. Tem que haver uma proximidade maior entre quem fala e quem ouve. A dica é: reveja sua linha de comunicação. Observe qual é o público. Nós falamos para adolescentes, jovens, adultos, anciãos isso tudo no mesmo ambiente. Temos que ter uma comunicação acessível a todos, ser atraentes na internet. Para ser atraente temos que ser ouvidos. O líder terá que romper paradigmas da religiosidade para fazer essa dinâmica acontecer.

Polemizar temas é um caminho?

Se ele tiver controle e habilidade para fazer isso, sim. Muitos vídeos viralizam porque alguém utilizou uma frase de efeito ou posicionamento específico para polemizar.

Em suas palestras, o que você diz que agrada o público e o que costuma desagradar, fazer as pessoas torcerem o nariz?

Tomando pela área de família que é a que eu mais falo, comunicação entre casais é algo que todo mundo gosta porque se identifica de imediato. Já a área sexual é ainda um tabu muito grande não apenas no meio evangélico.

Você elabora roteiros diferentes, conforme o perfil das igrejas que vai?

Faço uma leitura para saber se posso avançar de estágio no tema da palestra. Percebo o público, se está recebendo bem o nível um eu avanço para o dois. Se percebo que recebeu mal eu mantenho o nível anterior e meço isso até o fim. Falo para diferentes públicos, de todos os níveis sociais, religiosos mais tradicionais também. Tenho que medir tudo.

Se Jesus estivesse entre nós hoje, como ele utilizaria a internet?

Jesus seria muito bem sucedido na transmissão da mensagem. Observe a comunicação de Jesus: quando ele falava para pescadores, citava que o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada no mar, quando estava falando para agricultores, falava que um semeador saiu a semear. A comunicação de Jesus é correta, sempre adequada ao público. Em termo de criatividade, não teve igual a ele.

Qual o maior problema das famílias hoje?

Intolerância. A incapacidade de conviver com alguém que pensa diferente de você. Temperamentos diferentes são o maior desafio de convivência. As pessoas têm muita dificuldade de forma madura com as diferenças que tendem a se agravar com a falta de diálogo. A emancipação da mulher, por exemplo, tem gerado conflito nos casais. Costumo dizer que com a mulher ocorreu um efeito elástico, seguraram tanto a mulher no decorrer do tempo que quando soltaram ela foi longe! Isso tem até assustado os homens, pois eles não sabem lidar com essa independência delas, eles perderam o que eles chamavam de “controle” sobre a mulher.

O Espírito Santo é um dos estados mais religiosos do Brasil e ao mesmo tempo um dos mais violentos. Por que não tem havido um impacto dessa religiosidade na paz social?

O evangelho cresceu muito, mas ele se fragmentou. Essa fragmentação trouxe um enfraquecimento. O evangelho se tornou um discurso e não um estilo de vida. É muito confuso para um filho ouvir o pai dizer não fume, vendo o pai fumar. Muitos detentos do sistema prisional já foram evangélicos, parte grande deles tem nomes bíblicos. As pessoas caminharam próximas a um evangelho que não conheceram de verdade. Conheceram o evangelho, mas não o Deus do evangelho.

Crédito/fotos: Inova Comunicação Estratégica.

3 Respostas para “Pr. Cláudio Duarte: “Os homens não conseguem lidar com o efeito ‘elástico’ da mulher”

  1. Realmente a intolerãncia é algo muito sério na família!
    Uma pessoa que é muito intolerante deveria fazer mais um auto-exame e ver como ela também é rodeada de defeitos e perceber como Deus tem sido bondoso e misericordiosos para com ela.

    Bem aventuras os misericordiosos por que eles alcançarão misericórdia!

  2. Realmente a intolerãncia é algo muito sério na família!
    Uma pessoa que é muito intolerante deveria fazer mais um auto-exame e ver como ela também é rodeada de defeitos e perceber como Deus tem sido bondoso e misericordiosos para com ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *