4 mil devem participar dos Passos de Anchieta

De 20 de Junho a 23 de junho, cerca de 4 mil pessoas vão participar da 22ª edição da caminhada “Os Passos de Anchieta”. Além dos diversos municípios capixabas, os andarilhos virão de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

O projeto turístico é a maior reunião e confraternização de andarilhos peregrinos do mundo, que percorrem um trajeto total de 100 km, em busca de momentos de fé, reflexão, autoconhecimento e contato com a natureza. Com partida da Catedral Metropolitana de Vitória, serão quatro dias de peregrinação até o Santuário Nacional de Anchieta. O roteiro refaz o trajeto percorrido por São José de Anchieta, hoje Santo, em seus últimos anos de vida.

Para os participantes, será uma oportunidade para resgatar aspectos históricos e culturais que ajudaram a delinear traços característicos do Espírito Santo ainda no século XVI.  O itinerário foi o primeiro roteiro cristão das Américas e tornou-se também o mais conhecido.

A caminhada é realizada em trechos de cerca de 25 km diários. No primeiro dia, 20 de junho, o percurso é realizado entre a Catedral de Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, onde são percorridos média de 25 km. Ne segundo trecho, perfaz 28 km entre Barra do Jucu até Setiba, no município de Guarapari. No terceiro dia, o trajeto de Setiba até Meaípe, ambos localizados em Guarapari, os andarilhos percorrerão 24 km. E, finalmente no dia 03 de junho, o percurso é realizado de Meaípe até Anchieta, no Santuário Nacional do município, os 23 km finais abrangem.

Estrutura

Para realizar em segurança e com saúde todo o percurso, a Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) prepara pontos de apoio ao longo do trajeto, chamados de “oásis”.

Neles, os andarilhos recebem água, frutas e atendimento no caso de câimbras, bolhas e torções que possivelmente surjam nos participantes. Há também ambulâncias e Corpo de Bombeiros presentes em alerta para o caso da necessidade de remoção de algum peregrino. Além disso, carros de apoio da organização ficam à disposição dos andarilhos para qualquer eventualidade, assim como equipes de assistência médica e da Polícia Militar, que disponibiliza policiais em viaturas e motocicletas.

Ao longo da rota, os participantes devem carimbar as credenciais nos pontos de apoio dos Passos para que possam receber o certificado de participação pela caminhada. É preciso ter pelo menos metade dos 16 carimbos para comprovar que o trajeto foi cumprido.

Programação cultural

Além de aproveitarem momentos de reflexão e belas paisagens, os andarilhos poderão conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural capixaba. No trajeto, haverá uma programação cultural diversificada, com shows, apresentação de bandas de Congo, danças típicas e exibição de vídeos.

Inscrições

Os interessados em participar da caminhada oficial dos Passos de Anchieta podem realizar a inscrição pelos pelo site www.abapa.org.br e preencher uma ficha de inscrição e enviá-la digitalizada juntamente com o comprovante de pagamento para o e-mail: [email protected]. O valor da inscrição é R$ 150.

Após enviar a ficha de inscrição, aguardar a confirmação pelo e-mail acima em até sete dias úteis. E por último, basta retirar a Credencial do Andarilho e pulseira de identificação no primeiro dia de caminhada na Catedral Metropolitana de Vitória.

Programação:

_Quinta-feira (20 de junho)

Catedral de Vitória à Barra do Jucu – 25 km

6h30 – Concentração

7h00 – Missa na Catedral

7h30 – Aquecimento Físico e partida

_Sexta-feira (21 de junho)

Barra do Jucu à Setiba – 28km

6h30 – Concentração

7h30 – Aquecimento Físico e partida

_Sábado (22 de junho)

Setiba à Meaípe – 24 km

6h30 – Concentração

7h30 – Aquecimento Físico e partida

_Domingo (23 de junho)

Meaípe à Anchieta – 23 km

6h30 – Concentração

7h30 – Aquecimento Físico e partida

13h – Saudação de chegada aos andarilhos

13h30 – Entrega dos Certificados

 

Arraiá + Sagrado

O Colégio Sagrado Coração de Maria está nos preparativos para a sua Festa Julina “Arraiá + Sagrado”, que acontece no dia 06 de julho. O evento tem a solidariedade como finalidade principal, além de ser um momento em que toda a comunidade educativa se confraterniza e se mobiliza para ajudar as crianças e os adolescentes assistidos nos projetos sociais da instituição de ensino, tendo como inspiração o amor-doação.

A programação contará com as tradicionais barracas típicas, um passaporte da diversão para a garotada e outras atrações, como pescarias, boca do palhaço, correio do amor e as animadas danças típicas.  Conheça os nossos projetos sociais e ações solidárias: https://www.redesagradovitoria.com.br/destaques/festa-junina-beneficente-arraia-sagrado/.

 

Abertas as inscrições para Seminário de Vida 

Deseja ter uma intimidade maior com o Espírito Santo? Se sim, você não pode deixar de participar do Seminário de Vida no Espírito, promovido pelos Grupos de Oração (GO) Sagrada Família e Amor e Vida, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas nos Grupos de Oração (segundas-feiras na comunidade Santo Antônio, e nas quartas-feiras na matriz Perpétuo Socorro), sempre a partir das 19h; e online, nas redes sociais dos GO’s ou no site da paróquia (www.nspsocorro.com). O seminário é aberto a todos e o único requisito é ter mais de 16 anos.

Os encontros iniciarão no dia 09 de julho, na igreja matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e seguirão por nove semanas, finalizando com a Experiência de Oração. “A cada semana o seminário nos leva a ter uma maior intimidade com o Espirito Santo e a palavra de Deus, sempre nos conduzindo ao conhecimento do amor e a alegria plena, que só vem de Deus. O seminário é sempre um convite a abrirmos o nosso coração. Ele não é explicado, mas é para ser vivido”, adianta Rosiane Carvalho, coordenadora do GO Sagrada Família.

O Seminário são encontros de oração promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), movimento da Igreja, que tem por missão evangelizar, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo.

 

Festa de Corpus Christi: confira programação nas paróquias

Aproxima-se a solenidade em que celebramos o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, o Corpus Christi. Nessa festa, que acontece na próxima quinta-feira (20/6), os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. O Corpus Christi é celebrado todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, um dia especial para festejar a presença viva de Jesus Cristo ressuscitado na Eucaristia.

Na Diocese de Colatina, a Festa de Corpus Christi será celebrada em todas as 31 paróquias, localizadas em 17 municípios do noroeste do Estado. Quase todas as paróquias vão confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi. O bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, celebrará a solenidade na Catedral de Colatina, às 18 horas.

Confira, a seguir, a programação em algumas de nossas paróquias e participe!

COLATINA

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral de Colatina)

Os tapetes serão confeccionados na Avenida Getúlio Vargas, na quarta-feira (19/6), a partir das 22 horas e durante toda a madrugada. Na quinta-feira (20/6), a partir das 8 horas, as pessoas poderão apreciar os tapetes e ainda receberem uma catequese de cada quadro que será feita pelos catequistas da paróquia. A Santa Missa Solene será às 18 horas, na Catedral, presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir. Na praça em frente à Catedral, haverá cadeiras e telões. Os temas dos tapetes são diversos: Oração do Pai Nosso, Santo Anjo, Mistérios do Rosário, além dos padroeiros das comunidades. A Festa de Corpus Christi está dentro da programação da festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus.

MARILÂNDIA

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

9h – Missa da igreja matriz, presidida pelo padre Ilauzir Vieira da Rocha

10h30 – Almoço beneficente

16h – Solene Celebração Eucarística, presidida pelo bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade

LINHARES

Paróquia Bom Pastor (Interlagos)

Missa paroquial às 18 horas no Centro de Convivência, com procissão encerrando na Comunidade Nossa Senhora do Carmo. Não haverá tapetes.

ARACRUZ

Paróquia São João Batista (centro)

A Solenidade de Corpus Christi coincide com o 6º Dia da Novena de São João Batista e com o aniversário de 21 anos de ordenação sacerdotal do pároco, padre Antonio Luiz Pandolfi.

Tema: “Eis o pão da vida eterna! Vinde, adoremos!”

9h – Missa com participação de todas as crianças e adolescentes que receberam ou vão receber o Sacramento da Eucaristia em 2019 e 2020 (sem procissão)

17h – Missa Solene com Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento nas ruas do centro da cidade

Os tapetes serão confeccionados na quarta-feira à noite

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Bela Vista)

Celebração eucarística com a participação de todas as comunidades, às 18 horas, na Quadra José Marcos Rampinelli, presidida pelo pároco, padre Jésus Bento Fioresi.

Serão 400 metros de tapetes. A confecção tem início às 20 horas da quarta-feira (19/6). O tema abordado é o amor em suas mais variadas formas: pela natureza, na família, na escola, no trabalho, na Igreja, na política, nas redes sociais.

Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Guaraná)

Serão celebradas duas missas: às 17 horas em Jacupemba e às 19 horas na igreja matriz. Ambas presididas pelo padre Roberto Carlos Rodrigues.

ITARANA

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Missa paroquial na igreja matriz às 17 horas, celebrada pelo pároco, padre Marinaldo Serafim.

Serão quase 200 metros de tapetes confeccionados com materiais reciclados.

JOÃO NEIVA

Paróquia São José

Serão celebradas três missas: às 8 horas em Acioli, às 19 horas em Barra do Triunfo e às 19 horas na igreja matriz.

 

Castelo receberá a 56ª Festa de Corpus Christi

Uma das dez maiores manifestações religiosas do Brasil, a “Festa de Corpus Christi de Castelo”, que está em sua 56ª edição, vai acontecer nos dias 19 e 20 de junho, organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha e o poder público local.

Este ano, o tema da festa será “Todos Comeram e Ficaram Satisfeitos (LC 9,17)”, e para a confecção de 1,5 km de tapete serão utilizados materiais como: palha de café, pó de café, pó de pneu, pó de serra, pedras em diversas granulações, folhas, cipreste, flores, papel, entre outros. Mais de 3 mil voluntários diretos e indiretos estão trabalhando durante meses nos preparativos da festa e na montagem dos quadros e passadeiras.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *