19 ago 2014

Estudantes capixabas aprovam palestra de Xico Sá em Vitória

Publicado às 23:51 | Postado por Daniela Kunsch

IMG_3492A segunda palestra da Casa do Saber Rio no Espírito Santo 2014 reuniu muitos capixabas no Auditório da Findes, no último dia 13, na Reta da Penha, em Vitória. Lá a plateia participou entusiasmadamente de um debate com o palestrante Xico Sá.

Após o evento, estudantes do 6º período de psicologia que participaram da palestra sobre o “O homem do século XXI”, enviaram à redação do Folha Vitória seus depoimentos.

Para a estudante Monique Cristina Barbosa Nogueira “a palestra foi excelente e a Faesa proporcionou para nós uma ótima oportunidade. O palestrante soube lidar com assuntos sérios de forma cômica. Ele fez citações de livros que já estudamos na faculdade e ficou ainda mais fácil prender a nossa atenção. Também falou das várias formas de homens e da evolução da mulher. Foi uma análise histórica bem dinâmica”.

2869906-img-5256_1002x626“Foi muito legal tanto a visão do palestrante como cronista, como a dos participantes que também debateram sobre o assunto. Para nós, mulheres, acredito que foi bem interessante entender o homem do século XXI. A palestra foi construtiva e todo mundo interagiu de alguma forma”, contou Hemile de Jesus Rodrigues

Daliane Hubner de Matos, gostou “muito da palestra e também da forma como o palestrante conduziu aquele momento. O Xico não tem nenhuma formação na nossa área, mas ele tem a experiência de vivência e isso é importante para nós como futuros psicólogos. A palestra acrescentou muito para mim, porque é sempre importante participar de momentos como esse que fazem a gente refletir.”

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
14 ago 2014

Xico Sá fala sobre as mudanças do homem moderno na sociedade em palestra em Vitória

Publicado às 2:17 | Postado por Daniela Kunsch

xicosa

A segunda palestra da Casa do Saber Rio no Espírito Santo 2014 reuniu muitos capixabas na noite desta quinta-feira (14), no Auditório da Findes, na Avenida Nossa Senhora da Penha, na Reta da Penha, em Santa Lúcia, Vitória.

O encontro fez uma reflexão sobre o papel do homem na sociedade contemporânea, questionando os estereótipos da masculinidade. “É difícil você visualizar num tipo só. O homem moderno é resultado de todo um avanço da mulher, um avanço histórico, com pontos mais claros de mudança nos últimos 40 anos. Desde a revolução sexual, dos anos 70, quando começam a surgir as mudanças pesadas, e com mais impacto nas últimas gerações. Mulheres no mercado não só como uma pequena conquista, mas como um fato consolidado, embora ainda não tenham um nível salarial, em média, equivalente ao dos homens. Mas já é um avanço”.

Confira a galeria de fotos!

Xico separa o homem em 4 grupos

Macho jurubeba: é o macho à moda antiga, fadado a quase extinção. Muito conservador. A negociação dele com a mudança é muito difícil. É o conservador total, com todos os defeitos de fábrica, com a cabeça difícil de mudar. O cara que reclama dos avanços do mundo.
Macho adaptado: ele foi forçado a mudança. Perdeu o papel de provedor, ou teve seu papel questionado. Teimou um pouco contra isso, mas não vai contra a marcha da história. Ele quer manter o amor pelas mulheres, manter o relacionamento. Enfrenta sem reclamar muito as tarefas domésticas. Ele está mais ou menos adaptado.
Macho sensível: esse seria o cara ideal, o fofo, que chora, divide, está dentro da historia, é natural. O cara com menos de 30 anos cuja família passou por esse processo. Viu a mãe com as conquistas, a mãe e o pai com outros e novos comportamentos. Não que ele não possa ser sacana. Nenhum desses homens é a prova de sacanagem.
Metrossexual: a mais perigosa e escorregadia, o cara é apenas metrossexual. Ele acha que é adaptado, hipersensível, mas é apenas um consumidor de produtos modernos. Ele é produto do marketing moderno. O cara que é apenas isso engana muito como a nova sensibilidade, mas é apenas um novo modelito. “Às vezes a mulher se encanta, mas cuidado com esse sujeito por aí porque ele pode aprontar muito”, completa Xico Sá.

Xico listou e exemplificou, ainda, os novos homens com alta periculosidade. São eles:

Homem buquê: que entende de vinhos, faz crítica… É um perigo porque ele está querendo dar o truque da sensibilidade.
Homem hortinha ou gourmet: leva a mulher para casa dele, quer mostrar os dotes culinários. Faz uma massa, um patê e ainda diz que cultiva as ervas na própria hortinha.
Homem do predinho antigo: sempre mora no prédio mais charmoso, de arquitetura mais antiga. Ele tem capacidade de domínio da luz indireta. Tem sempre uma revista estrangeira de modernidade. Ele prepara uma arapuca, quase um sequestro moderno, com todo o truque da sensibilidade.

IMG_3492

 

Xico falou ainda que existe um pouco de resistência do machismo, homens que teimam contra o avanço. Tanto que se vê ainda casos de violência doméstica, muito por conta de o homem não aceitar o avanço da mulher, ainda aquele homem das cavernas. “Um absurdo viver no século XXI e conviver com este tipo de coisa”.

Também existe ainda uma cota de mulheres machistas que querem o modelo tradicional. Xico se diz cavalheiro e que faz questão de o ser. Mas diz que existem mulheres que não gostam que homem pague a conta, puxe a cadeira, abra a porta. A gentileza às vezes é vista como ataque de machismo.

O jornalista citou, também, um dado do IBGE que mostra aumento no número de divórcios solicitados por homens em lares onde as mulheres passaram a ser provedoras e o homem se transformou em auxiliar, no banco de reserva moral. Está comprovado estatisticamente que o cara não aguenta a mudança desse papel, da quebra da figura histórica do grande provedor.

Xico Sá falou também de seu livro recém lançado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), ‘O livro das mulheres extraordinárias’. Foi a primeira vez que falou do livro, “uma longa homenagem a 127 mulheres brasileiras, musas da TV e cinema. São cantadas, crônicas de devoção a essas mulheres. Ali tem um amplo leque de mulheres brasileiras representadas”.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
12 ago 2014

Comportamento do homem moderno será tema da palestra de Xico Sá nesta quarta-feira

Publicado às 23:52 | Postado por Daniela Kunsch

13187338De Santana do Cariri (CE), o escritor, jornalista, repórter investigativo, cronista de futebol, comentarista de mesa-redonda, celebridade da internet, figura da televisão, Francisco Reginaldo de Sá Menezes, o Xico Sá, conserva a característica típica do homem do sertão: é um macho-jurubeba, ou seja, não tem frescura e não é “afrescalhado”.

Xico Sá irá participar da Casa do Saber Rio no Espírito Santo, nesta quarta-feira (13), com o tema “O homem do século XXI”.

O encontro propõe uma reflexão sobre o papel do homem na sociedade contemporânea, questionando os estereótipos da masculinidade. Xico diz que o papel do homem vem mudando, sempre em função dos avanços legítimos das mulheres. No capítulo da divisão de tarefas já avançou bastante, assim como também na liberdade feminina. Contudo, ainda persiste muita coisa atrasada, como a violência doméstica.

Com a independência feminina o homem ficou perdido entre cavalheirismo e submissão, ao questionar Xico Sá sobre seu ponto de vista, ele explicou “acredito que se possa avançar, reduzir o machismo e não perder, automaticamente, o cavalheirismo, os bons modos. Algumas mulheres mais modernas condenam o cavalheirismo, vêem no gesto a perpetuação da submissão. Eu discordo sempre e isso está claro nas minhas crônicas e nos meus livros. Perder a delicadeza, jamais”.

Para os privilegiados que estarão presente no evento, Xico adiantou que o ponto alto será seu novo trabalho, ‘O livro das mulheres extraordinárias’, que acaba de chegar às livrarias. Mas não faltará o embate entre o macho-jurubeba (o homem à moda antiga) e o metrossexual, “que costuma render um bom momento”.

O evento é apenas para convidados, mas quem quiser conhecer um pouco mais sobre o escritor não faltam opções de livros dele nas livrarias. “Ainda é a melhor forma de conhecer o que tenho a dizer e a gozação que tento fazer sobre os relacionamentos, sempre tratando como uma bela tragicomédia”, explica Xico Sá.

Serviço
Casa do Saber Rio no Espírito Santo
Palestra – O Homem do Século XXI
Local: Auditório do Findes, na Reta da Penha, em Vitória
Dia: quarta-feira, 13 de agosto
Horário: 19h30

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
31 jul 2014

Casa do Saber: palestra promove reflexão sobre o papel do homem na sociedade moderna

Publicado às 14:30 | Postado por Daniela Kunsch

04f9711617d70baa9a11fc15d7f1e15f678O homem tem ocupado um lugar de maior importância dentro de casa, no cuidado com os filhos e na relação amorosa. Para promover uma reflexão sobre essa nova figura masculina, a Casa do Saber Rio no Espírito Santo traz a palestra do escritor e jornalista Xico Sá.

O encontro propõe uma reflexão sobre o papel do homem na sociedade contemporânea, questionando os estereótipos da masculinidade. O palestrante Xico Sá é também colunista da Folha de São Paulo e autor de “Chabadabadá – As Aventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha”, entre outros livros, e faz participação em programas da TV.

A segunda palestra da Casa do Saber Rio no Espírito Santo acontece no dia 13 de Agosto, às 19h30, no Auditório da Findes, na Avenida Nossa Senhora da Penha, na Reta da Penha, em Santa Lúcia, Vitória.

O evento é apenas para convidados.

Casa do Saber
O evento Casa do Saber é realizado pela Rede Vitória com os patrocínios do Sesi, Faesa, Unimed Vitória e Buaiz Alimentos. Fazendo parte da comemoração dos 30 anos da TV Vitória, o evento, que acontece há cinco anos, busca debater diversos temas da atualidade. “Nós buscamos trazer para a sociedade, para o Estado, experiências com grades profissionais. É um privilégio e uma forma de contribuir para o conhecimento”, afirmou o Diretor Geral da Rede Vitória, Fernando Machado.

Serviço
Casa do Saber Rio no Espírito Santo
Palestra – O Homem do Século XXI
Local: Auditório do Findes, na Reta da Penha, em Vitória
Dia: quarta-feira, 13 de agosto
Horário: 19h30

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
4 jun 2014

Casa do saber: “Ideal romântico está saindo de cena”, afirma psicanalista

Publicado às 1:09 | Postado por Daniela Kunsch

20140603_201900

Na medida com que a sociedade está evoluindo, a forma de relacionamento entre casais também está se modificando. Isso foi o que a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins explicou em sua palestra “Amor: o futuro que se anuncia”, durante o evento Casa do Saber Rio no Espírito Santo, que aconteceu nesta terça-feira (3).

Confira a galeria de fotos!

As transformações não acontecem apenas nos relacionamentos, mas também nas relações familiares. Com o passar do tempo, o papel da mulher mudou dentro da sociedade. “A mulher está cada vez mais independente e buscando mais igualdade de direitos. A sociedade está caminhando para uma sociedade de parceria e de gentileza mútua”, aponta a psicanalista.

De acordo com Regina Navarro Lins, com todas essas mudanças, o amor também é demonstrado de formas diferentes e o amor romântico está saindo de cena. “Durante anos, as pessoas só enxergavam uma forma de amor, que era o romântico. Elas idealizavam uma pessoa e aquele parceiro deveria ser assim, e só ele existia na vida dela. Hoje está surgindo outra forma de amor, onde as pessoas escolhem a outra pela forma de viver e não pelo sentimento de controle e posse”, destacou.

Durante a palestra, a psicanalista também apontou um tema que mexe com o sentimento. A fidelidade. Segunda ela, as pessoas tem o sentimento de posse, mas atualmente esse tipo de valor vem mudando. “Isso não corresponde mais a realidade. Antes a exclusividade era só para a mulher, depois os homens também começaram a ser cobrados. Mas um estudo que realizei apontou que 72% das pessoas já tiveram casos extraconjugais”, comentou.

Mesmo com esse grande processo de profunda mudança na sociedade, na forma de pensar e viver, Regina contou que uma coisa é certa nas pessoas. “As pessoas amam estar amando”.

Casa do Saber

O evento Casa do Saber é realizado pela Rede Vitória com os patrocínios do Sesi, Faesa, Unimed Vitória e Buaiz Alimentos. Fazendo parte da comemoração dos 30 anos da TV Vitória, o evento, que acontece há cinco anos, busca debater diversos temas da atualidade. “Nós buscamos trazer para a sociedade, para o Estado, experiências com grades profissionais. É um privilégio e uma forma de contribuir para o conhecimento”, afirmou o Diretor Geral da Rede Vitória, Fernando Machado.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
2 jun 2014

Casa do Saber: palestra discute os problemas dos relacionamentos amorosos

Publicado às 21:04 | Postado por Daniela Kunsch

unnamed (1)A Casa do Saber Rio chega ao Espírito Santo, nesta terça-feira (3), para debater um dos temas mais discutidos na atualidade: o relacionamento amoroso. O evento é realizado pela Rede Vitória com os patrocínios do Sesi , Faesa, Unimed Vitória e Buaiz Alimentos. A palestrante convidada é psicanalista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Regina Navarro Lins.

Os namoros e casamentos mudaram muito nas últimas décadas, não só no Brasil, mas também em todo o mundo. O papel da mulher na sociedade evoluiu, assim como o fim de relacionamentos tradicionais e arranjados pela família, por exemplo. Independentes, porém, o casal precisa saber lidar com “velhos problemas”, como ciúmes e fidelidade.

Regina vai abordar as transformações do relacionamento afetivo. As mudanças, desde a década de 1960 até os dias de hoje, a mudança no papel dos homens e mulheres no casamento e como superar as famosas “DRs”.

A palestra acontece na próxima terça-feira (3), no auditório da Findes, na Avenida Nossa Senhora da Penha, a Reta da Penha, em Santa Lúcia, Vitória.

Serviço

Casa do Saber Rio no Espírito Santo
Palestra – Amor: O Futuro que se Anuncia
Local: Auditório do Findes, na Reta da Penha, em Vitória
Dia: terça-feira, 3 de junho
Horário: 19h30

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
2 jun 2014

Regina Navarro fala sobre o amor nesta terça na Casa do Saber em Vitória

Publicado às 14:36 | Postado por Daniela Kunsch

casa do saber

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2013