O que fazer quando o bebê fica jogando as coisas no chão de propósito? – Maria Montessori

Deram a uma menininha de 6 meses um chocalho com um sininho. Depois de alguns minutos a menina deixou o chocalho cair. Pegaram o chocalho e entregaram a ela. E isso se repetiu várias vezes.

Uma das vezes, ao invés de abrir a mão inteira, começou a afastar primeiro um dedo, depois outro e mais outro, finalmente o último dedinho se abriu e o chocalho caiu no chão. Refez o movimento continuando a olhar seus dedinhos. O que a interessava não era, evidentemente, o chocalho, mas a brincadeira, a “função” dos dedos.

A mãe, esperta, limitava-se a pegar com toda paciência o chocalho e devolver à filha. Desta maneira, participava do desenvolvimento de sua criança.

Se aquela menina não tivesse sido observada por adultos preparados, talvez tivessem guardado o chocalho pois se via, claramente, que o atirava ao chão de propósito.

Assim teria sido reprimido um jeito puro e natural de desenvolver a inteligência da menina. Ao invés de gozar aqueles momentos, a garotinha talvez tivesse explodido em prantos; naquele choro aparentemente sem motivo e para o qual não damos importância e que, desde o nascimento, estende um véu de incompreensão entre nós e a alma infantil.”

(Do livro “Em Família” de Maria Montessori)

(Fonte da Imagem: www.lellilu.com)

Até a próxima!

Isa Minatel

Facebook: Isabela Minatel Bassi Isa Minatel

Instagram: @IsaMinatel

Periscope: @Brain_Isa

(474Publicações)

Comentários (4)

  1. rafaela

    Ola a experiencia r com crianca de 6 meses e quando tem de 1 a 2 anos?? E quando tem um ano e dez meses e se joga no chao com pirraca??? O que fazer??

    Responder
    1. Isa Minatel Autor

      Oi Rafaela, pode ensinar e colocar a própria criança para pegar o objeto. Quanto à birra de se jogar no chão, já é outro assunto. Já postei sobre isso. Dá uma pesquisada sobre birra no blog. E lembre-se que a birra é um recurso de comunicação da vontade da criança. Muito cuidado para não acabar com a vontade da sua criança. Fará muita falta no futuro. Bjs!

      Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *