Quase 10 mil vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação em 2012

Foi dada a largada para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec no Espírito Santo. A expectativa do Senai-ES é ofertar 9.640 vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação até 2012.

Somente este ano, o Senai capixaba oferece 2.385 vagas em cursos de qualificação, com carga horária entre 160 e 200 horas. Entre as opções estão: Almoxarife, Ajustador Mecânico, Soldador no Processo MIG/ MAG, Armador de Ferragem, Carpinteiro de Obras, Desenhista de Modas, Auxiliar de Operação em Logística, Operador de Sonda de Perfuração, Caldeireiro, Gesseiro, Padeiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Montagem e Manutenção de Computadores, e Costureiro Industrial do Vestuário.

Os cursos de qualificação serão ofertados em várias regiões e haverá um trabalho intenso da entidade em levar essas vagas aos municípios que não possuem escolas do Senai. Os locais contemplados são: Vitória, Vila Velha, Serra, Aracruz, Anchieta, Colatina, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra, Sooretama, Rio Bananal, Nova Venécia, Jaguaré, Rio Novo do Sul, Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Os cursos serão oferecidos nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Em 2012, serão abertas mais 6.415 vagas gratuitas em cursos de qualificação – os mesmos cursos citados acima – com carga horária entre 160 e 380 horas. A partir desse período, a oferta será cada vez mais descentralizada, em municípios onde não há unidades físicas.

Para o próximo ano também serão abertas 840 vagas em cursos técnicos, com carga horária entre 1.200 e 1.600 horas. São eles: Eletrotécnica, Mecânica, Automação Industrial, Redes de Computadores, Edificações, Meio Ambiente e Vestuário. Os cursos técnicos serão ofertados nas unidades do Senai distribuídas em Vitória, Vila Velha, Serra, Aracruz, Anchieta, Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Os horários dos cursos técnicos ainda serão definidos. As inscrições para o processo seletivo serão anunciadas até dezembro.

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal, e visa beneficiar pessoas que não têm condições de pagar pelo ensino técnico e profissionalizante, como estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares de ensino médio. Também serão atendidos trabalhadores beneficiados por programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Seguro-Desemprego.

Processo seletivo

Para participar do processo seletivo é preciso estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio da Rede Pública. A pré-inscrição para os cursos de qualificação profissional do Senai poderá ser feita entre os dias 7 e 10 de novembro, no site da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) www.educacao.es.gov.br.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Já as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos serão anunciadas até dezembro.

Mais informações no site do Senai-ES: www.es.senai.br

0 Resposta para “Quase 10 mil vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação em 2012

  1. Olá bom dia! Este curso que esta sendo oferecido e somente para que esta cursando 2º ou 3º ano do ensino médio da Rede Pública, ou também poderá ser feito por quem concluiu o ensino médio em escola publica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *