Especialista orienta escolha de material para concurso

Quando se inicia a preparação para um concurso, uma das maiores preocupações é sobre quais materiais de estudo utilizar ou onde encontrá-los. Para ajudar os estudantes, a coach Deborah Cal, diretora e sócia fundadora do grupo Aprimora, além de criadora e autora do Blog Concurseira Dedicada, orientou como os concurseiros podem agir na hora da escolha dos materiais.
Existem sim modos acessíveis de conseguir materiais
Em primeiro lugar, Deborah certifica que há modos acessíveis de conseguir apostilas. Segundo a coach, há sites de questões e cursos que disponibilizam material barato, vídeos e dicas de professores ou até mesmo videoaulas em sites e blogs dos próprios professores. Ela alega que “material existe, só precisa pesquisar um pouquinho”.
Deborah acrescenta que na internet há diversas possibilidades de instrução e, mesmo que não seja algo específico para o curso que irá fazer, pode ajudar a nortear seus estudos. “O que não pode é deixar de estudar porque está tendo dificuldade. Se jogar no Youtube algum tema que queira estudar, tenho certeza, já vai encontrar alguns vídeos que irão te ajudar”, garante.

Concurseiros devem evitar vídeos e textos anteriores a 2014
A especialista ressalta, porém, que os concurseiros devem tentar evitar vídeos e textos anteriores a 2014, pois dependendo da matéria há chance de ter acontecido grandes mudanças na temática. Sobre a bibliografia de curso, Deborah diz que é importante pesquisar previamente para que não tenha gastos financeiros com um livro que não atenderá todas as suas necessidades, seja porque é superficial demais ou porque é aprofundado demais para o que precisa.
A principal dica é pedir sugestão ao professor, lembrando-se de falar qual é o seu concurso e seu cargo para uma indicação específica. Por outro lado, ela orienta tomar cuidado com as indicações de outros concurseiros, pois o material pode não ter ligação com seu cargo desejado.
O concurseiro deve também estudar pelas questões de um concurso anterior para seu cargo, observando a profundidade de cada questão. Ele pode também complementar esse estudo levando essas questões para uma livraria e procurando um livro que se encaixe no que precisa, levando em conta sua adaptação à linguagem desse livro. “Nem sempre um bom livro é um livro pra qualquer concurso”, afirma Deborah.

Assista às dicas completas da coach Deborah Cal:
– Como descobrir a bibliografia ideal:

– Como conseguir material de estudo mais barato:

 

Banner_RedeVitoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *