Três passos para uma boa redação em um concurso

A redação é uma parte da prova que é considerada mais prática do que teórica. Porém, para chegar ao nível prático exigido pelos organizadores de concursos, o candidato deve ter uma boa preparação e base de estudo. Vinícius Herbster dos Santos, que leciona há 20 anos e é professor de Língua Portuguesa e Redação no curso preparatório Desafio, fala sobre as técnicas de estruturação de texto e a preparação necessárias. Confira, a partir das orientações dele, três passos para uma boa Redação.

Conheça os esquemas de organização
Vinícius afirma que o principal fator de uma redação é a organização, os esquemas dissertativos que auxiliam o raciocínio e as ideias. Para estudo da estrutura de texto, o professor recomenda o livro Técnicas Básicas de Redação, de Branca Granatic, um livro antigo porém muito citado em apostilas.

Redação para concurso público: saiba como fazer

Nesse livro, são apresentados quatro esquemas: básico, causa e consequência, predominância crítica e retrospectiva histórica. O esquema básico é o mais utilizado e pode ser constituído de até cinco parágrafos, sendo um de introdução, dois ou três de desenvolvimento com argumentos e um final.

Pratique, leia e se informe
Geralmente cobrada pela banca, a dissertação defende um ponto de vista. Porém, não se deve aplicar teses com base em emoção, e sim na razão. É necessária a prática constante da escrita e estar bem informado com temas atuais, para ter domínio do assunto sobre o qual irá argumentar. Segundo Vinicius, o diferencial de cada candidato é sua leitura de mundo e os conhecimentos adquiridos através de livros, filmes, autores que pode citar, informações que obtém em meios de comunicação e até mesmo músicas. “Não adianta, para se escrever bem deve-se ler bastante”, completa. Há processos seletivos, como o Enem, em que é necessário criar propostas de intervenção na redação. Apesar de não ser obrigatório em concurso público, é bom propor uma solução para a problemática, comentando o assunto e acrescentando como pode ser realizado e quem pode fazer. Isso deve ser inserido principalmente se o tema for uma questão social, que é um caso recorrente, para mostrar que o candidato está buscando soluções em vez de somente criticar.

Evite os maiores erros
O professor aponta o uso das vírgulas como um dos maiores problemas nos textos, mas diz que os erros frequentes não são questões técnicas, e sim o modo de usar os argumentos e a fuga do tema. É imprescindível ler com atenção a proposta para não acabar falando de outro assunto e evitar o nervosismo, que atrapalha o raciocínio. Também deve-se administrar o tempo de forma correta para não escrever de forma corrida, pois assim a qualidade do texto cairá. Uma dica é realizar simulações em casa para calcular seu horário e prosseguir praticando. A prática leva ao aperfeiçoamento.

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *