Coach explica como estudar sem o edital do concurso

A preparação antecipada para concurso público é fundamental. Iniciar o planejamento e a organização antes do edital é uma dúvida que aflige os concurseiros. Afinal, não há como galgar a tão esperada aprovação sem se dedicar aos estudos. Apesar de alguns editais demorarem para serem publicados, isso não é um “bicho de sete cabeças”. Após a divulgação do documento, o candidato terá, geralmente, no máximo três meses para estudar até o dia da prova. É nesse período que os estudos devem ser segmentados, para então solidificar o conhecimento adquirido anteriormente. O momento é destinado a revisão e solidificação. “Essa etapa é separada justamente para preencher brechas, ajustar detalhes e rever pontos em que ainda há dificuldade”, disse a coach Deborah Cal.

Confira as dicas na íntegra da coach Débora Cal

Estudar o quanto antes é o mais recomendado
Em alguns casos, podem ocorrer imprevistos, como a divulgação precoce do edital, diminuindo o prazo de estudos para determinados temas, ou a inclusão de uma nova matéria, que você não suspeitava que entraria no conteúdo programático. De acordo com a coach, quanto antes estudar, mesmo que apenas as matérias certas no edital, será melhor. Deste modo, os seus estudos estarão mais desenvolvidos e após a publicação do edital, bastará apenas revisar os conteúdos. “Algumas pessoas ficam inseguras, acham difícil estudar desta forma, pois não há um prazo estipulado para cumprir a meta. É necessário desconstruir essa crença limitante que faz pensar que o edital fará você estudar, não é. O estímulo vem da sua vontade de ser aprovado”, afirmou.

Preparo antecipado fará a diferença na hora da prova
É exatamente o preparo prévio que fará toda a diferença. Outra forma de se sentir mais seguro, é estudando as disciplinas que possuem grande probabilidade de serem cobradas. Para o TRT, por exemplo, certamente cairá Direito do Trabalho, Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Administrativo. Logo, são matérias básicas que possibilitam ter uma noção de como será o exame.
Para a coach, os candidatos não devem perder tempo, ou seja, é preciso se dedicar às matérias que constam nos editais anteriores e observar questões ou disciplinas que não tem muita relevância, pois foram exigidas pouquíssimas vezes. “Dediquem-se as disciplinas mais importantes, mantenha isso bem nítido em sua mente: Quanto antes eu estudar, melhor!”, disse.
Acreditar e confiar na importância do estudo pré-edital é essencial. Algumas perguntas também devem ser feitas ao longo desse processo de estudos, como: O que preciso fazer hoje para estar melhor amanhã? O que posso fazer para conseguir ver o máximo de matérias possíveis? A resposta para ambos os questionamentos será: Estudar!
“Quando o candidato percebe que falta pouco tempo para o exame, acaba ficando desanimado. No entanto, é nesse momento que ele deve acreditar. Se o próprio candidato não acreditar, não adiantará nada. Além do mais, é o estudo com antecedência que ajudará a garantir a aprovação. Aos poucos, o sacrifício acabará se tornando cada vez mais fácil e natural, será fácil perceber”, declarou.

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *