Orçamento 2018 com previsão de concurso é analisado

O Orçamento da União de 2018 foi enviado pelo Ministério do Planejamento para apreciação do Congresso Nacional no último dia 31. Estão previstas 4.404 vagas nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para o próximo ano. O preenchimento poderá ser por novos concursos, chamadas de aprovados em seleções que ainda estejam em vigor ou por comissionados. O Judiciário é destaque, com 976 vagas do total. A Justiça do Trabalho tem a maior parcela: 480, que podem ser destinadas a tribunais regionais do trabalho pelo país. Na Justiça Federal são 316 vagas em pauta. Destaque também para o STF, com 53 vagas; o STJ, com 50, e o STM, com 40.
A Câmara dos Deputados, que tem concurso em pauta desde 2014, figura no Orçamento da União com 89 vagas previstas para 2018. Ainda no poder Legislativo, a proposta de orçamento prevê 70 vagas a serem preenchidas para o Senado, e 10 para o Tribunal de Contas da União.

Orçamento pra 2018 prevê 25 vagas para o MPU
Falando em Orçamento pra 2018, as instituições que compõem o Ministério Público da União têm 25 vagas previstas para o próximo ano. E mais um passo dado rumo ao aguardado concurso do MPU. Após ter confirmado os requisitos e atribuições dos cargos, o MPU divulgou, na última quarta-feira, o edital da seleção de remoção interna do órgão.
Esse concurso interno é fundamental para que o MPU defina a oferta de vagas da nova seleção, para técnicos e analistas. Por meio dele, os atuais servidores do órgão poderão mudar de local de trabalho. E depois disso, a oferta de vagas e as respectivas lotações do novo concurso poderão ser definidas. A previsão é de que o concurso de remoção interna seja concluído no próximo dia 15.

Expectativa é de que Bacen esteja entre órgãos autorizados
De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, Jordan Alisson, em reunião realizada no Ministério do Planejamento no último dia 30, o secretário de Gestão de Pessoas da pasta, Augusto Akira Chiba, afirmou que o governo deverá atender a 20% dos pedidos de concursos.
A expectativa é que o Banco Central esteja entre os contemplados com autorização de concurso, devido ao elevado déficit de pessoal. O sindicalista contou, porém, que o secretário não antecipou quais instituições serão atendidas. Mais de 30 concursos foram solicitados ao Planejamento e são aguardados para 2018. O Banco Central tem seleção solicitada para 990 vagas.

Tribunais têm vagas próximas do Espírito Santo
O edital do concurso do TRE do Rio de Janeiro foi divulgado recentemente. Agora foi a vez do Tribunal Regional Federal da 1ª região publicar o edital de concurso para técnicos e analistas, com vagas para Minas Gerais. As remunerações chegam a R$11 mil.
Os destaques são os cargos de técnico da área administrativa, que exige apenas o nível médio, e analista da área administrativa, para graduados em qualquer área. Há chances ainda em várias outras especialidades. As inscrições abrem na quarta, dia 13, no site do Cebraspe, e vão até 3 de outubro.
O Estado do Espírito Santo vai realizar em breve concursos públicos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, a autorização desses concursos já foi dada pelo governador Paulo Hartung.
Os detalhes, como vagas e cargos, ainda estão sob análise do setor de planejamento. Em entrevista ao site da Prefeitura de Pedro Canário, o secretário de Segurança, André Garcia, afirmou que serão pelo menos 200 vagas na PM.
Em 2014, a PM abriu mais de 2 mil vagas de soldado e 40 para oficiais. Para os Bombeiros, o último concurso foi em 2010, com oito vagas na carreira de oficial combatente. Já a Polícia Civil teve o último concurso em 2013, com 113 vagas em diversos cargos de nível superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *