Mais de 1,2 mil mamografias são ofertadas todos os meses em Vitória

Uma média de 1,2 mil mamografias são ofertadas por mês, a partir das consultas realizadas nas unidades de saúde de Vitória, onde são solicitados os exames e realizados os agendamentos para as pacientes nos serviços disponíveis.

Durante a campanha Outubro Rosa, a oferta foi ampliada e, até a última terça-feira (17), foram registradas 2.362 marcações de exames. As mulheres ainda podem fazer o agendamento online para consultar um ginecologista nas unidades que oferecem o sistema, localizadas em Jardim Camburi, do Quadro, Bairro República, Maria Ortiz, Jabour, Ilha de Santa Maria, Santo André, Fonte Grande, Jesus de Nazareth e Santa Luiza.

Além de oferecer exames importantes para detectar o câncer de mama na sua fase inicial, as equipes de saúde promovem ações de educação que ensinam as mulheres a fazer o autoexame e identificar qualquer alteração nas mamas. “As mulheres que procuram as unidades de saúde da rede municipal encontram diversos serviços voltados à detecção precoce do câncer de colo do útero e de mama. Os exames preventivos podem ser feitos periodicamente. Caso seja identificada alguma alteração nesse exame de rotina, a paciente pode fazer na rede municipal de saúde a colposcopia, exame mais apurado do colo de útero”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

 

ES Solidário

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce, a Rede Vitória abraça a causa e promove mais uma edição da Campanha Espírito Santo Solidário. Desta vez, em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) para reiterar a ideia do Outubro Rosa.

O gesto concreto desta edição da campanha vai arrecadar fraldas geriátricas tamanho G. Para doar, basta levar o produto a qualquer unidade da Rede Farmes no Espírito Santo. O que for arrecadado será entregue à Afecc e destinadas para os pacientes que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de incentivar o alerta contra o câncer de mama. Em 2010, a Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia trouxe a campanha para o Espírito Santo e, desde então, é a coordenadora oficial do movimento em terras capixabas.

Entre as ações para chamar a atenção da população, a Afecc incentiva o uso da camiseta da campanha. Cerca de 40 mil unidades são disponibilizadas em inúmeros pontos da cidade para que pessoas adquiram as peças e se tornem divulgadoras do movimento, intensificando ainda mais o alerta para a importância da detecção precoce da doença.

(245Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *