27 jun 2011

Conheça as propriedades terapêuticas da erva cidreira

Publicado às 7:00 | Postado por Folha Vitória

O poder das frutas, ervas e hortalícias

Erva cidreira (Melissa Officinalis)

Planta herbácea, nativa da Europa Meridional que pertence a família da menta e da hortelã. Floresce no final de verão. Contém em suas folhas cerca de 0,3% de óleo essencial, cujo componente principal é o citral, com 70 a 80%. Suas folhas exalam um odor semelhante ao do limão, e fornece o famoso óleo de melissa, que é obtido por destilação por vaporização de ervas colhidas no início da floração. A erva cidreira contém propriedades terapêuticas, revitalizantes, calmantes, antidepressivas, antivômitos, cicatrizante, carminativo, analgésica, antialérgicas… Atua eficazmente na insônia, melancolia, nervosismo, fadigas, cólicas, enxaquecas. É tônico, relaxante e limpa e cicatriza a pele. Combate mau hálito e revigora, quando usada em banhos. A época ideal para se plantar a erva cidreira é de setembro a dezembro. Algumas pessoas devem ter cautela ao fazer uso da erva cidreira, pois podem desenvolver hipersensibilidade a essa planta.

Aniversariantes do dia

Os nativos desta segunda-feira são os cancerianos (21/06 a 20/07). Tem como governante do signo a Lua. Seu guardião é o Arcanjo Gabriel. Quem nasce numa segunda-feira, independente do signo, recebe ainda as influências da lua. São pessoas que demonstram grandes aptidões para os negócios comerciais e financeiros.

Para a numerologia, quem nasce no dia 27, são os líderes com força e determinação. Devem optar por atividades individuais, pois não gostam de trabalhos subordinados ou sociedades minoritárias. Sua grande sensibilidade o levará as atividades ligadas à metafísica, filosofia, designer de modas e as artes de um modo geral. Parabéns a todos.

A lua hoje é minguante (desde 8h49m do dia 23) – Período propício para fazer uma retirada estratégica, voltada para a reflexão e aos ajustes daquilo que precisa ser melhorado na vida. Ficamos extremamente sensíveis nesta fase da lua.

Santo do dia: A igreja católica comemora hoje o dia de Santo Arialdo

Simples soluções: Deixe os dentes de alho de molho em água, durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.

Você sabia? Que a comida leva 5 segundos para ir da sua boca ao seu estômago?  

Pensamento do dia: “Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande”. (Voltaire)

YURI ATHAYDE – Massoterapeuta e professor de terapias alternativas. Contato: Tel. (027) 30322616 – espacoastral@folhavitoria.com.br – Colaboração de Leia Rassele.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
  • 04/07/11 - 22:11, Mariana comentou:

    Nesse friozinho, um chazinho de cidreira é ótimo, mesmo porque tem propriedades relaxantes, entre outras mais é claro.

    Sobre seu programa de sábado, está cada vez melhor, a psicanalista entrevistada é excelente. Aprendemos muito com ela, falo em nome de todos, pois certamente não há quem não aprecie assunto tão interessantes.

  • 04/07/11 - 22:12, Márcia comentou:

    Nesse friozinho, um chazinho de cidreira é ótimo, mesmo porque tem propriedades relaxantes, entre outras mais é claro.

    Sobre seu programa de sábado, está cada vez melhor, a psicanalista entrevistada é excelente. Aprendemos muito com ela, falo em nome de todos, pois certamente não há quem não aprecie assunto tão interessantes.

Faça seu comentário

*O e-mail não será divulgado no seu comentário

Alterando sua foto

Para a sua foto aparecer em seus comentários, é só seguir os passos abaixo:

- Faça um cadastro no site Gravatar (link: www.gravatar.com), com upload da foto.
- Ao comentar nas postagens, preencha o campo com o mesmo e-mail que você cadastrou no Gravatar.

4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2013