Circuito do Caparaó Capixaba coloca o estado no topo do turismo Rural

Um novo circuito que acaba de ser criado no interior do estado vai colocar o Espírito Santo no topo da lista de destinos dos apaixonados pelo turismo rural. A região do Caparaó Capixaba lança na noite desta sexta-feira (17/06) o Circuito Serras, Águas e Cafezais, com feira gastronômica, produtos da agricultura familiar, apresentações culturais ao som de muita sanfona e viola.

A festa começa às 17h, na Praça Coronel João Osório, no Centro de Iúna. O lançamento reunirá em vários espaços os atrativos do Circuito, como empreendimentos turísticos das áreas de gastronomia, hospedagem rural, lazer, artesanato, produtos da roça e cafés especiais, além de opções de roteiros de passeios pelas belezas naturais de Iúna e Irupi.

O público poderá ainda curtir a apresentação da Orquestra de Violões de Irupi, do coral Canarinhos do Caparaó, do grupo de Quadrilha da Doctum e da Banda Marcial Amigos para Sempre. A promoção deste novo circuito turístico é uma ação da Associação de Turismo Turcafé, com apoio da Prefeitura de Iúna, da Prefeitura de Irupi, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do Consórcio Caparaó e do Incaper.

CAPA02

Sobre o Circuito

Iúna e Irupi guardam os mais belos recantos, onde a paisagem do campo, a gastronomia e os hábitos simples do meio rural se mantêm, aos pés do Parque Nacional do Caparaó. A maioria dos atrativos do circuito está na área rural, com estrada de chão em boas condições e de fácil acesso. O circuito está sendo formatado desde o início de 2015, mas só foi criado agora, com o lançamento oficial.

Iúna fica a 190 km de Vitória. Placas informando a localização das cidades e dos atrativos estão sendo instaladas em todo o circuito. Na região, durante as andanças pelas estradas de chão, é possível conferir a arquitetura do período colonial, por meio dos casarões de antigas fazendas de café. Você poderá conhecer as mais belas cachoeiras e poços do Estado, de águas cristalinas, entre elas a de São João do Príncipe, Rio Claro e Santa Clara, onde estão o Poço do Egito, o Recanto do Cedro, a Cachoeira do Rogério, do Brás, a Hidrolândia Parque, o Poço das Antas, entre tantas outras quedas d’água. Esses locais também contam com trilhas que levam a outros paraísos escondidos, mas todos de acesso fácil.

CAPA03

Iúna e Irupi também contam com importantes pontos para prática de esportes de aventura como, como trilhas, rapel e voo livre. Tudo com vista panorâmica para o Pico da Bandeira. E a história da região, que teve início há quase 200 anos, é cercada de religiosidade, impressa especialmente no Santuário de Santa Luzia, onde a Água Santa e a Pedra do Pecado instigam os visitantes de todas as idades.

Mas não é só isso! É possível degustar cafés especiais, provar a culinária local, se aquecer com um bom vinho, se aventurar ou apenas contemplar a natureza, e se hospedar em propriedades que propiciam aos visitantes a verdadeira vivência rural.

Principais Atrativos Turísticos

Água Santa:  É um local de devoção e milagres, cuja água, a Fonte de Santa Luzia, segundo a crença popular, tem poderes milagrosos.

Pedra do Pecado: Tem uma passagem estreita e dizem que só quem não tem pecados consegue passar pele fresta que existe entre a pedra e a rocha.

Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens: A primitiva capela foi construída em 1845. Em 1910 foi demolida e no local, foi construída uma réplica da Matriz de Santa Margarida da cidade italiana de Castelluccio Superiore, de onde provinha a maioria das famílias que imigraram para Iúna. Até hoje, os anjos nos altares das duas igrejas são idênticos.

Museu Histórico de Iúna: Rua Desembargador Epaminondas Amaral. Casa da Cultura, Centro.

Cachoeiras de São João do Príncipe, Santa Clara e Rio Claro: Hidrolândia, Braz, Cachoeira do Rogério, Poço das Antas, Pilões.

CAPA04

O jeito é caminhar……

 

CAPA06

E no meio do caminho refrescar……

CAPA07

Um tempo para a cultura…..

 

CAPA05

E não deixar de tirar fotos….

 

GOSTOU? ACESSE AQUI AS OFERTAS PARA VITÓRIA E VIAJE PARA CONHECER O CIRCUITO

LEIA MAIS…

Operadora faz “queimão” e lança pacotes internacionais com passagens aéreas e hospedagem a partir de R$ 1,4 mil

_Promo USA 728x90

(898Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *