Avianca cancela dois voos no Aeroporto de Vitória; saiba como garantir seus direitos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou em seu site informações sobre os direitos dos passageiros prejudicados pelos cancelamentos da Avianca Brasil.

Passageiros do voo 6132 da Avianca Brasil de Guarulhos para Vitória marcado para 17h30 desta segunda-feira (15/04) não tiveram como embarcar. A companhia que está em recuperação judicial teve que cancelar o voo por falta de aeronave. A mesma aeronave faria o voo 6133 que decolaria de Vitória para Guarulhos às 19h30.

Na manhã desta segunda-feira Avianca Brasil realizou o voo que 6130 que decolou de Guarulhos às 8 horas e retornou de Vitória às 10h30 no voo 6131. A companhia não informou como serão as operações nesta terça-feira, No site da Avianca Brasil não há voos entre os dias 17 de abril a 19 de abril, prejudicando que comprou passagens para o feriado da Semana Santa.

Painel do Aeroporto de Guarulhos informava sobre os cancelamentos dos voos da Avianca

 

Direitos dos passageiros

Os passageiros que precisaram telefonar para o Aeroporto de Vitória enfrentaram dificuldades. O telefone de informações que consta no site da Infraero (27-3235-6300) não atendia as ligações.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou em seu site informações sobre os direitos dos passageiros prejudicados pelos cancelamentos da Avianca Brasil.

A Avianca Brasil deverá, ainda, divulgar amplamente os voos alterados e cancelados, comunicar previamente os passageiros para evitar que se desloquem ao aeroporto inadvertidamente e oferecer as alternativas de reembolso, reacomodação em outro voo ou execução do serviço por outra modalidade de transporte.

Orientações ao Passageiro

Recomenda-se que os passageiros fiquem atentos aos comunicados que a Avianca deve fazer sobre a situação do seu voo e, em caso de dúvida, busquem informações no site da companhia aérea na internet ou contatem os seus canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial.

Em caso de cancelamento ou de alteração do voo por iniciativa da Avianca, o passageiro deve ter os seus direitos respeitados, que estão disponíveis para consulta no portal da ANAC na internet (https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros) ou da página Passageiro Digital (https://www.anac.gov.br/passageirodigital), especialmente desenvolvida para dispositivos móveis.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá registrar sua reclamação por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm a obrigação de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.

Não tendo a sua reclamação resolvida pela empresa aérea na plataforma Consumidor.gov.br, o passageiro poderá recorrer aos órgãos do SNDC, que inclui os canais presenciais de atendimento do Procon e o Juizado Especial Civil, para buscar uma solução para o seu problema individual e requerer a reparação de danos porventura causados pelo transportador.

A ANAC monitora, em âmbito coletivo, o atendimento prestado pelas empresas aéreas aos passageiros por meio dessa plataforma, colhendo subsídios para as ações de fiscalização e de regulação do setor. A plataforma também é monitorada por órgãos do SNDC, entre outros.

Leia aqui comunicado da Avianca Brasil sobre os cancelamentos

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FONTE: TUDO VIAGEM

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