Águas Limpas

Tem eventos que considero muito importantes, simbólicos, que merecem a nossa presença. Mesmo sabendo que haverão longos discursos, vale a pena estar presente. São eventos que vêm para marcar o início ou a conclusão de uma entrega do poder público para a sociedade.

Nem sempre o gestor público que deu início a um projeto, será o mesmo a inaugurá-la, podem ser projetos que envolvem obras e longos anos para serem concluídos, ultrapassando seu mandato eletivo. Neste caso, podemos reconhecer o verdadeiro gestor público que não está preocupado em primeiro plano em ganho político, afinal não será ele a fazer a entrega.

Quando esta obra é realizada debaixo da terra, onde ninguem pode ver sua realização, e onde milhões de recursos são investidos, temos aí, o melhor dos gestores públicos. Tem que ter muito visão de futuro e governar para uma sociedade com menos desigualdades e ambientalmente correta.

Estou falando do projeto “Águas Limpas” implantado pela Cesan. Quando em 2008, compareci no lançamento deste projeto, fiquei impressionadíisima com seu arrojo e com a visão estratégica de governo. A meta de atingir 100% da rede de esgoto instalada parecia ser demais para uma cidade de um País classificado como emergente. Onde neste Brasil nenhuma cidade ainda conseguiu atingir este desafio.

Quando vim morar em Vitória, há 23 anos passados, estive em Belo Horizonte com uma amiga engenheira especialista em saneamento e naquela época ela me disse que Vitória era uma das cidades mais atrasadas na área de saneamento e que seu atraso em relação a algumas cidades poderia ser comparada a 20 anos. Inacreditável como recuperamos este tempo e ainda passamos na frente.

Fui ao evento de entrega do projeto “Águas Limpas” e pude ouvir sobre os 275 milhões de recursos investidos, maior valor já investido no estado do Espírito Santo e sem aporte federal. Ouvi também sobre a necessidade de conscientizar a população para fazer as ligações de seus imóveis a esta rede, sendo que para a população de baixa renda vinculada a projetos sociais, terão os custos arcados pelo projeto.

Foram muitas as reclamações por parte da população que circulava pelas vias de Vitória, pois as obras realizadas nas vias geravam congestionamentos e desconforto nas horas de pico, mesmo assim a população acompanhava ansisosa pela conclusão destas obras e a pseudo normalidade no trânsito, já que hora de pico, será sempre significado de engarrafamento nas grandes cidades, com ou sem obras.

Alguns especialistas dizem que devemos gastar 30% de nosso tempo com planejamento estratégico e suar os outros 70% na execução, esse será o resultado de uma gestão eficiente. Tenho certeza que neste caso os 70% foram muito bem acompanhados.
Estar presente a este evento me trouxe a certeza de que decisão política, planejamento, equipe competente (pessoas certas nos lugares certos), credibilidade financeira, é uma receita de sucesso.

2 Respostas para “Águas Limpas

  1. Hoje a frente da CESAN, tem uma grande oportunidade de dar continuidade aos grandiosos trabalhos desse serviço essencial, que é o saneamento e ir além. Podendo repetir o bom trabalho realizado quando esteve a frente da CETURB-GV
    Claro, sem nunca esquecer os alicerces que fazem dessa empresa grandiosa, seus funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *