Incentivo às novas lideranças

Anualmente, a Rede Vitória realiza a entrega do Prêmio Líder Empresarial, um merecido reconhecimento do talento, da competência e do comprometimento dos líderes do Espírito Santo para a construção de um Brasil melhor e mais competitivo. Já são 16 anos homenageando homens e mulheres que obtiveram êxito nos negócios, uma iniciativa muito importante e que a CDL Vitória faz questão de parabenizar.

O líder é uma espécie de funcionário “chave”, aquele que atua diretamente sobre a equipe de trabalho e que contribui para fazer do clima organizacional um ambiente sempre produtivo ao grupo e, consequentemente, ao andamento do negócio.

Podemos compará-lo a um maestro regendo a sua orquestra. Ele precisa conhecer seus músicos, o potencial de cada um, precisa dar o tom, coordenar e sincronizar todos os instrumentos, motivar e inspirar os músicos para darem o melhor de si e trabalharem em equipe para apresentarem uma linda sinfonia.

Em momentos de crise econômica, uma liderança competente é ainda mais importante, principalmente para conseguir comunicar quais são os desafios da companhia e como ela pretende ultrapassá-los, sem espalhar pânico entre os colaboradores. Além disso, os melhores CEOs antecipam o que pode dar errado e preparam suas empresas para isso. As pessoas confiam em quem fala a verdade, ainda que sejam más notícias.

Por reunirem essas e outras características de liderança, os empresários capixabas que se destacaram durante o ano em seus segmentos merecem as nossas congratulações. Mas precisamos também reconhecer os novos líderes, empresários que estão nos setores de material de construção, de confecção e de cama, mesa e banho, apenas para citar alguns exemplos.

São profissionais atualizados, proativos, que sabem incentivar a sua equipe e possuem um perfil de inovação. Ágeis, antenados e com sede de informações e novidades, esses novos líderes têm se mostrado capazes de gerenciar organizações e liderar projetos grandiosos. São inteligentes, autoconfiantes e possuem aquele brilho nos olhos quando falam do seu negócio.

Nesse cenário, penso que o Prêmio Líder Empresarial, diante da sua grande relevância, deveria contemplar também essas novas lideranças de outros segmentos. Seria um importante incentivo para esses empresários corajosos e arrojados.

Aproveito, então, para parabenizar os grandes líderes do comércio, dos mais jovens aos mais experientes, que merecem ser muito valorizados. Afinal, eles encabeçam o setor que é um dos maiores empregadores do país e que participa decisivamente do desenvolvimento econômico do Brasil. Para vocês, todos os meus aplausos!

Cláudio Sipolatti

Presidente da CDL Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *