Líder em Ensino Superior

Alexandre Nunes Theodoro
FAESA 

Alexandre Nunes Theodoro é reitor da Faesa Centro Universitário. Graduado em Administração, com especializações em Gestão e Educação, tem concentração de estudos nas áreas de Administração Educacional, Estratégia Empresarial e Cenários Econômicos. Como acadêmico, atua na pós-graduação como pesquisador e professor em Planejamento e Gestão Educacional, com concentração de estudos na análise e prospecção de cenários econômicos e sociais. É um estudioso da legislação da Educação Superior com diversos cursos de aperfeiçoamento na área. Atuou como presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES) e foi membro do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo. Participa ativamente do Espírito Santo em Ação, onde foi presidente.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Para liderar é preciso ter conhecimento, disciplina, foco, capacidade para inspirar e amor pelo que faz.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
É necessário conhecer sua equipe, reconhecer seu valor e inspirá-la diariamente.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
Uma sugestão é conviver e ler sobre exemplos de bons líderes. Me chama atenção o conhecimento que eles têm sobre o que fazem, a forma como enfrentam as dificuldades e equilibram a vida profissional e pessoal.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Amo o que faço. Deus tem me abençoado, me concedido saúde e sabedoria para continuar um projeto iniciado há 45 anos pelos meus pais, de formar pessoas e realizar sonhos. Com uma equipe unida de professores e administrativos em torno de objetivos claros, independentemente dos desafios estabelecidos, temos recebido o reconhecimento e a aprovação da sociedade capixaba.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Busco constantemente ser um líder inspirador, transparente, acessível e comprometido com minha equipe e com os resultados que devemos alcançar juntos.  

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
A educação é um desafio permanente, e isso me move. Minha maior inspiração ainda é meu pai, um homem sonhador, visionário, idealizador e, acima de tudo, com alta capacidade de realização. Ensinou-me a ter fé e, por meio dela, desenvolver a paciência e a perseverança e ter a coragem necessária para enfrentar dificuldades e realizar grandes sonhos. O que me deixa indignado é a nossa falta de atitude enquanto sociedade de enfrentar nossos desafios.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Eu gosto da definição do Vicente Falcone sobre liderança, que diz “a liderança é o que há de mais importante em uma organização, sem ela nada acontece”. Mais do que a crise macroeconômica, o que nos afeta é a crise de confiança. Para enfrentá-la é necessário provocar o genuíno comprometimento da equipe, algo que se conquista em pequenos gestos de otimismo e que transmitem a certeza de que “crises passam” e todos sobreviverão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *