Líder em Instituição Financeira e Líder do Ano

Bento Venturim
SICOOB

Presidente do Sicoob ES e vice-presidente do Sicoob em nível nacional, Bento Venturim é advogado e empresário do agronegócio. Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), integra o Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Além do Sicoob ES, preside o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), o Sicoob Norte e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf).

 O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Líder é aquele que consegue inspirar, servir de exemplo para um grupo, a fim de motivá-lo no alcance de metas. Cabe ao líder conduzir e estimular os profissionais para que eles atuem com foco no crescimento da organização sem perder de vista o bem-estar coletivo. O aperfeiçoamento pessoal é fundamental para exercer essa função, que ultrapassa o campo profissional, uma vez que está relacionada ao social, a pessoas.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
O líder é o responsável direto pelo engajamento da equipe e pela união das ideias e esforços que possam contribuir para o alcance do objetivo em comum. No Sicoob, nossa principal meta é atuar no desenvolvimento dos associados, seja por meio do aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços ou pela promoção de ações de integração com a comunidade.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
É necessário estar em aprendizado constante, utilizar as experiências do dia a dia para identificar o que pode ser melhorado e promover à equipe oportunidades de aplicar o seu melhor desempenho.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Além de ter capacidade de delegar, estou sempre aberto para ouvir sugestões. Essas características contribuem para a harmonia no ambiente de trabalho e aumentam a produtividade da equipe. Outro aspecto preponderante é a minha conduta ética. Minhas atitudes sempre foram compatíveis com minhas palavras.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Busco agir com empatia e valorizar cada pessoa da equipe. Gosto de deixar claro que os resultados são frutos de uma atividade conjunta, formada pela união de todos, em consonância com os princípios cooperativistas.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
O desejo de ampliar ainda mais a abrangência do Sicoob me move. Minha família me impulsiona a melhorar a cada dia. As atitudes voltadas ao bem comum me inspiram. Sinto indignação com a falta de amor pelo próximo.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Cada pessoa que integra a equipe carrega em si uma história, uma experiência de vida. Ao líder, cabe aproveitar a melhor parte de cada um, ouvir, escutar, ser maleável quando necessário e ser exemplo sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *