Líder de Exportadores de Café

Jair Coser
UNICAFÉ 

Jair Coser é natural de Itaguaçu, economista e presidente da Unicafé Companhia de Comércio Exterior, que ele fundou em 1969. Em seus anos de atuação, a empresa vendeu mais de 80 milhões de sacas de café, um valor superior a US$ 11 bilhões, continuando sempre como a maior exportadora de café de Vitória. Jair Coser também foi presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória por duas vezes; presidente do Centro de Comércio de Café do Rio de Janeiro; criador e presidente da Federação dos Exportadores de Café (Febec), e representante do Espírito Santo na Junta Consultiva do IBC, além de possuir inúmeras comendas e títulos.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Ser líder é gostar do que faz e fazer com muita dedicação e extrema correção.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
É ter grande dedicação à empresa e a confiança dos liderados, que precisam acreditar no que ele faz.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
O que torna um líder melhor é a confiança dos liderados, o respeito dos concorrentes e conhecer profundamente sua atividade. Em café, por exemplo, eu aprendi tudo: plantio, colheita, classificação e comercialização, sou grande produtor.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
O reconhecimento de um líder em geral é a humildade e o respeito não só com os liderados, mas, principalmente, com os concorrentes ligados as suas atividades.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
A minha liderança é a grande dedicação a todos ligados ao setor cafeeiro, como funcionários e clientes, o que tem me dado vários prêmios como exportador.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
O que me move e me inspira é o sucesso. Sou de uma origem extremamente simples e pobre e cheguei a maior exportador de café do Brasil e do mundo, com grandes amizades e respeito de todo setor cafeeiro. O que me indigna são os maus concorrentes, que se comportam de maneira desonesta com os produtores, importadores e bancos.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Os tempos atuais são de grandes dificuldades para o setor exportador do Brasil, devido à grande quantidade de multinacionais estrangeiras com custo financeiro próximo de zero. Atualmente no Brasil temos os juros mais elevados do mundo, atingindo profundamente todos os exportadores brasileiros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *