Líder em Empresa Ambiental

Gustavo Lopes Almenara Ribeiro
MARCA AMBIENTAL 

Gustavo Lopes Almenara Ribeiro é diretor-geral da Marca Ambiental. Ainda estudante de Engenharia Civil fez estágio na empresa por dois anos. Formou-se, atuou em outras organizações e em 2012 retornou à Marca Ambiental como engenheiro, trabalhando no setor de Engenharia/Operação por dois anos. Em agosto de 2014, assumiu a Diretoria de Engenharia e Operações, e em março de 2016, o cargo de diretor-geral da empresa.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
É ter a capacidade de inspirar e influenciar os liderados a caminharem rumo a um objetivo comum. Sabemos que existem pessoas que apresentam características natas de um líder. Contudo, é fundamental capacitação contínua com o objetivo de aprimorar e desenvolver os aspectos relacionados ao processo de liderança.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
Manter os liderados focados, conectados e motivados, com direcionamento claro aos objetivos da organização.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
A capacitação é necessária para a evolução das diversas características de um líder.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Primeiramente focar o trabalho em resultados. Além disso, a capacidade de inspirar os liderados a partir do exemplo. Não basta simplesmente dar ordens, há que se ter empatia, além de outras características, como autenticidade, determinação e empoderamento.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
O estilo de liderança é movido pelo exemplo, baseado em valores com foco no resultado.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
O que me move e inspira é atingir os objetivos e metas estabelecidas, bem como o bem-estar e a satisfação dos liderados. O que me indigna é a falta de valores e de comprometimento.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
É a capacidade, junto com os liderados, de tornar a empresa mais eficiente. Não permitir que a motivação seja afetada por momentos de crise. É estimular os liderados, inovar, se diferenciar e assumir a crise que estamos vivendo como um desafio que será superado com a equipe unida, motivada e focando em resultado.

 

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