Líder em Indústria de Processamento de Carnes

José Carlos Correa Cardoso
COFRIL

José Carlos Correa Cardoso é diretor-presidente da Cofril. Nesse cargo, interage cotidianamente com as equipes de liderança em todas as frentes de trabalho e acompanha de perto todas as atividades. Além disso, faz os acompanhamentos administrativo/financeiro, comercial e de gestão de pessoas com reuniões semanais com os principais executivos dessas áreas.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Em primeiro lugar, entendo que o líder precisa ser exemplo para sua equipe, agir com humildade e respeito para que possa receber o mesmo tratamento e ver atingidos os objetivos da organização.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
A equipe de trabalho precisa estar unida nos objetivos e metas, e isso deve ser demonstrado pelo líder. Manter a união da equipe é essencial para o sucesso no desempenho da empresa.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
A cada dia você aprende com todos os que o cercam, é uma troca de experiências e atitudes. O desenvolvimento da liderança precisa ser constante, permanente, não dá para acomodar-se, é necessário evoluir a cada dia. Esse aprendizado constante te mostra o caminho a ser seguido para, assim, buscar o aprimoramento dessa liderança.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Sempre buscamos pautar nossas ações na transparência, e transmitimos isso a toda a equipe e parceiros. Creio que, pelo exemplo, todos da equipe que mantêm contatos externos também agem da mesma forma e, assim, essa característica foi sendo disseminada para o público como um todo.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Procuro ouvir as pessoas e suas opiniões a respeito dos temas do dia a dia da empresa. Por isso, adoto a liderança democrática, pois a participação da equipe nas decisões é fundamental.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
A motivação é uma característica minha, e os desafios me impulsionam com determinação para buscar as soluções mais apropriadas a cada tema. Minha inspiração vem da família e dos amigos e busco o amparo necessário na fé, exercendo minha religiosidade. O que mais me indigna é a falsidade, porém, também com determinação, busco superar rapidamente as situações adversas.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
É preciso muita determinação e superação para continuar motivado e focado no desenvolvimento diante da situação tão caótica de representatividade que nosso país vive. Nos resta torcer e esperar que nós, como povo, saibamos escolher melhor os mandatários do país e colocar no poder representantes que estejam realmente interessados em solucionar os graves problemas que enfrentamos em todos os setores, na saúde, segurança, educação e infraestrutura. Com persistência, vamos chegar lá.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *