Líder em Nutrição Animal

Laert Malini
NUTRIAVE 

Natural de Santa Teresa, Laert Malini é diretor-geral da Nutriave. A empresa é líder no Espírito Santo e está presente em todas as regiões do Brasil. Fundada em 1991, conta com mais de 600 funcionários, é referência em qualidade e está entre as melhores do Brasil em seu segmento.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Ser líder é inspirar os liderados a se movimentarem em algum sentido em busca de um determinado resultado. A liderança é uma habilidade de atrair, desenvolver, motivar e reter pessoas com seus talentos em uma equipe com o mesmo objetivo. Para isso, se faz necessário possuir características de personalidade e de competência.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
Para o bom andamento da organização, o líder precisa ser exemplo, trabalhando com transparência, dedicação, ética e estimulando seus liderados a assumirem com dedicação as demandas a eles delegadas, sempre os direcionando em função dos objetivos que os unem como organização.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
O líder precisa conhecer seus liderados, confiar no seu trabalho e evoluir em equipe para que juntos possam alcançar os objetivos da organização. Um líder em evolução é um líder que se aprofunda na vivência de sua empresa, que zela por ela e a conhece bem, fundamentalmente a partir das pessoas e relacionamentos, que são a engrenagem principal da organização.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Sempre procurei valorizar as pessoas. Cada uma delas tem um papel fundamental na minha vida, e a valorização delas é fundamental para meu crescimento. Dentro da organização, isso se reflete da mesma forma, sendo a valorização das pessoas requisito fundamental e número um da nossa cultura. É através da valorização do colaborador, da autonomia e das oportunidades dadas para desenvolverem suas ideias e habilidades que conseguimos um trabalho cada vez melhor e, consequentemente, sermos líderes no Espírito Santo e reconhecidos no Brasil.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Busco ser um líder que ouve e dialoga bastante com os liderados para conhecer as suas reais necessidades com uma visão holística, enxergando soluções que estejam dentro da própria instituição. Busco investir em pessoas e processos, objetivando entregar com qualidade o que produzimos.  

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
Sempre gostei de estar ao lado de pessoas positivas, íntegras e honestas. São estas que nos trazem bons aprendizados, nos agregam, motivam e inspiram a sermos pessoas e líderes melhores sempre. Me indigno com pessoas pessimistas, que não aproveitam as oportunidades que aparecem e vivem reclamando da sorte.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
Estamos vivendo um período de crise política em que, mais do que nunca, liderar é preciso. Além da probidade imanente ao exercício de uma autêntica liderança, liderar nos dias atuais exige ainda grande dose de ousadia, criatividade e determinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *