Líder em Plano de Saúde

 

Márcio de Oliveira Almeida
UNIMED VITÓRIA 

Márcio de Oliveira Almeida é casado, brasileiro, nascido em Vitória. É ginecologista e obstetra formado pela Emescam, com residência pela Ufes, mestrado em Obstetrícia pela Escola Paulista de Medicina e MBA em Gestão de Saúde pela FGV. Já atuou como diretor e diretor-presidente da Unimed Vitória; conselheiro de Administração da Unimed Seguros; presidente do Conselho e conselheiro de Administração da Unimed Federação; conselheiro de Administração, Técnico e Operacional da Central Nacional Unimed, e também como professor de Ginecologia e Obstetrícia da Emescam.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Algumas características devem acompanhar um líder: conhecimento sobre a instituição, domínio dos assuntos aos quais está ligado e ser um exemplo para sua equipe. Deve trabalhar de forma integrada com sua equipe, entender do negócio e se fazer presente para conquistar o respeito dos profissionais com os quais atua. Tem que chegar cedo e sair tarde. Tem que liderar pelo exemplo, pois não se lidera pela boca.

Qual o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
Liderar é ser participativo e interagir no dia a dia da organização. É atuar como um grande administrador de pessoas. Uma liderança deve ser capaz de criar condições para potencializar a performance e compreender as particularidades que acompanham cada ser humano.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
Escolher bem a equipe de trabalho é fundamental. Há dois tipos de líderes: o intuitivo e o estratégico. Acredito que não deva prevalecer nem um, nem outro. O bom líder deve ter como base de sua atuação o planejamento, mesclado com a intuição.

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Tenho uma trajetória longa e de crescimento na cooperativa, passei por diversas áreas, conheço as pessoas pelo nome. Acreditamos nos profissionais que hoje atua na cooperativa, dando oportunidade para que cresçam junto. Também sou simples. Mas não faço isso para inglês ver. Sou assim mesmo.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Acho que sou 60% ortodoxo e 40% intuitivo. No entanto, sou um líder intuitivo organizado. Visualizo o cenário, avalio o que está acontecendo e ouço muito. Ou seja, a minha intuição é mais embasada. 

O que te move, o que te inspira e o que te deixa indignado?
Move-me a quantidade de famílias que dependem da gente: são, aproximadamente, 2.500 famílias, assim como outros 2.500 cooperados. A Unimed Vitória é muito importante para a sociedade. Estamos cuidando da saúde de mais de 300 mil pessoas. O que me inspira é o trabalho. Arregaço a manga em qualquer lugar. Do ponto de vista pessoal, o que me deixa indignado é o que está acontecendo no país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *