Uma novo panorama da saúde no Espírito Santo, por Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira é Secretário de Estado da Saúde

Um novo modelo de gestão dos hospitais públicos e os investimentos realizados estão tornando a saúde cada vez melhor para os capixabas, como pode ser comprovado pelos resultados da Pesquisa Marcas Ícones. O Hospital Dr. Jayme Santos Neves, por exemplo, é um dos quatro hospitais capixabas gerenciados por uma organização social, e teremos mais sete adotando esse modelo de gestão ainda neste ano tanto na Grande Vitória quanto no interior, em cidades como Colatina, São Mateus e Barra de São Francisco. Com isso, vamos entregar ainda mais eficiência e qualidade para o usuário dos equipamentos de saúde do estado.

Com relação aos investimentos, eles estão sendo realizados principalmente na estrutura hospitalar e vão continuar em uma grande velocidade, graças à implantação da Rede Cuidar, que é o novo modelo de atendimento integral à saúde. A Rede Cuidar visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando uma rede que está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar.

Duas regiões já contam com unidades da Rede Cuidar: Norte, em Nova Venécia, e Serrana, em Santa Teresa. Entre os benefícios para a população do entorno desses municípios estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado, e a integração das equipes da atenção primária e da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Na unidade Cuidar, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e saem do atendimento com um plano de cuidado que inclui orientações de nutrição, atividades físicas e uso de medicamentos, entre outros, que será elaborado por um conjunto de especialistas. O acompanhamento da realização desse plano de cuidados será realizado pelas equipes das unidades básicas de saúde do município onde o paciente reside, e os serviços dos municípios e a unidade Cuidar interagem o tempo todo.

Podemos afirmar que a Rede Cuidar vai mudar totalmente o panorama da realidade do usuário do SUS no estado. Só vamos ter boas notícias no setor de saúde daqui para a frente e, com isso, resultados muito positivos para todas as pessoas.

Artigo original publicado na revista Marcas Ícones 2018. Acesse!

(138Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *