A lua tem influência no parto?

A lua e seus mistérios. Já é comprovado seus efeitos sobre alguns elementos naturais como sobre as marés, a produtividade da terra e o sucesso das colheitas. Também acredita-se que a lua influencia as pessoas. Ainda que a nível gestacional não se considere a fase lunar como estatuto, podemos ver uma certa relação.

Não é comprovada cientificamente. Sabemos que os ciclos lunares duram 28 dias, podendo durar até 31 dias, e, essas trocas de lua vão de 7 a 9 dias. Uma gestação é composta por 10 ciclos completos, ou seja, 280 dias ou 40 semanas de gravidez.

“É muito comum ouvir histórias sobre a relação entre a lua e a gestações dentro dos hospitais, principalmente em noite de lua cheia. Os antigos faziam a contagem da gestação pelos ciclos da lua. Essa era a forma usada para contar a gravidez, a cada ciclo com as quatro fazes da lua, um mês de gestação se completava” disse a ginecologista e obstetra, Lorena Baldotto.

Na medicina, não se observa exceção à associação da fase lunar com nascimentos, existindo profissionais da área da saúde que acreditam nesta tese que relatam aumento da demanda conforme a transição lunar, eu mesma já me peguei crendo nisso em alguns plantões de lua cheia, que coincidentemente ou não, enchem de mulheres dando a luz”, disse a médica.

Na lua cheia e na lua nova, teoricamente, a lua esta voltada para o aumento da força do centro da terra e isso aumenta as dores pélvicas e estimula o trabalho de parto, Mas é claro que os bebês não nascem apenas na lua cheia: essa influência seria em mulheres que já estão perto de parir. Nelas, que estão esperando o momento do nascimento, a mudança da lua cheia influenciaria no dia do parto. Ou seja, se você está na reta final da gestação e só esperando o sinal do bebê, já nos últimos dias de gravidez, quando a lua cheia chegar, é possível que ele chegue junto.

De toda forma, a crença não pode ser decretada uma verdade. Mas, se você também acredita, fique esperta no calendário para controlar as semanas de gestação e também nas fases da lua para saber quando é que o bebê pode, de fato, chegar.

Estudo não foi conclusivo!

Um estudo realizado em 2016, na Maternidade do Hopsital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) constatou que em todas as fazes lunares nascem bebes igualmente.

Os resultados deste estudo contradizem a crença popular de que a lua influencia na data do nascimento dos bebês ou na via de parto, caracterizando desta forma, a crença como mito. Este trabalho apresentou algumas limitações para seu desenvolvimento, como o uso de dados secundários, condicionados aos registros e um período de apenas seis meses. Sugere-se ampliar o estudo analisando um número maior de nascimentos, além de estudar o número de nascimentos em outras maternidades de Florianópolis a fim de reforçar a conclusão de mito e propor reflexão sobre as implicações advindas da crença.

E você, acredita que as fases da lua tem influencia nos partos?

Lorena Baldotto
Ginecologista e obstetra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *