Líder em Tecnologia e Segurança da Informação

Eduardo Couto
Totvs

O presidente da Totvs Espírito Santo, Eduardo Couto, pauta sua atuação na busca por resultados. Formado em Economia pela PUC-MG, pós-graduado em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela FGV-RJ e com MBA Executivo pela FDC-MG, ele se define como um profissional focado, que busca aproveitar seu tempo da forma mais produtiva possível.

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder?

Um líder deve ser alguém admirável, que inspira e, dessa forma, se transforma em um exemplo de ética, profissionalismo e honestidade, influenciando as pessoas pelos seus exemplos de atitude, conduta e ideias.  

Que caminhos aquele que anseia ocupar um cargo de liderança deve trilhar

Alguns têm facilidade para liderar, outros precisam de maior empenho para chegar ao sucesso no papel de líder. O que deve ser comum a todos é a busca por um aprendizado constante, afinal, nunca estamos completamente prontos para todos os desafios que vamos encarar.

Qual é o papel de um líder para o sucesso de uma organização?  

Ser um elo firme, um suporte, uma referência de boas práticas. Ser líder é falar não só aquilo o que as pessoas ao redor gostariam de ouvir, mas direcionar para o caminho de que elas precisam. O líder deve estar completamente alinhado ao propósito da organização que ele representa e deve ser um evangelizador da sua cultura. Ele deve ser o guardião da cultura da empresa, inspirar seus liderados como exemplo a ser seguido através de suas atitudes e comportamentos e colaborar com seus liderados no desenvolvimento de suas carreiras.

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?

Consegui contratar e montar uma equipe de profissionais geniais e que fazem diferença do atendimento aos nossos clientes. Nós conseguimos ocupar um espaço significativo no nosso segmento de tecnologia da informação dentro do mercado capixaba, somos líderes e referência em software de gestão, ajudamos muitas empresas a crescerem com nossos softwares e serviços. Nesse cenário positivo, veio esse reconhecimento dos capixabas ao nosso trabalho.  

O que te inspira, não só enquanto líder, mas também na vida pessoal?

O que me inspira é fazer as coisas certas, dentro da ética e dos bons princípios, desenvolvendo meus negócios, empregando gente e contribuindo com o desenvolvimento da sociedade em que estou inserido. Eu quero ser exemplo de pai de família para meus filhos e ter admiração da minha esposa na família que construímos juntos e na convivência com meus amigos e familiares. A felicidade está nas coisas simples da vida.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *