Investir no marketing pessoal é a estratégia para se destacar em meio a concorrência por vagas de trabalho

Chegou a época dos empregos temporários, uma excelente oportunidade para quem quer se recolocar no mercado. No entanto, mesmo com novas oportunidades a procura ainda é bem maior que a quantidade de vagas ofertadas. Então como fazer para se destacar em meio à concorrência?

A especialista em Marketing de Diferenciação, Alessandra Beserra, faz uma comparação com o mundo empresarial onde empresas usam estratégias de marketing para se diferenciarem da concorrência para conquistar a nossa atenção. Então por que não usar a mesma lógica para você se destacar na busca de um novo emprego?

O marketing pessoal deve ser realizado com muita cautela para não se tornar algo negativo. Ele pode ser definido como uma estratégia para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes. Esse destaque é fundamental para te diferenciar frente ao mercado”, disse Alessandra.

“No marketing pessoal, o que vale é a impressão que a pessoa causa em outras pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, cuidar de seu marketing pessoal não se trata de tomar um banho de loja ou andar na última moda. Também não se trata apenas de fazer propaganda de si mesmo. O mais importante no contexto do marketing pessoal é criar relacionamento, ser proativo e ser lembrado pelas pessoas que o cercam”, completou.

1) Não invente. Apenas avalie seus pontos fortes e destaque-os.

Se conheça. Vender o próprio peixe de maneira inteligente e fazer propaganda das habilidades que tem é a forma mais interessante para o candidato demonstrar além de interesse no posto, conhecimento. O que realmente importa é agregar valores positivos à empresa.

2) Foco

Que tipo de área você está procurando. A maior parte das oportunidades está na área de vendas no comércio, no entanto você pode ser melhor para atuar em determinado segmento. Afinal, você precisa associar a vaga às suas competências.

3) Pesquise

Estude o máximo sobre a empresa, quem ela é, qual é sua política, seu histórico, sua missão, sua visão, suas estratégias, qual é o cenário para aquela atividade, como está o mercado, quais os possíveis problemas essa empresa possa estar passando, quantos funcionários, quantos clientes, qual é o patrimônio da empresa, quais são seus projetos sociais, no que a empresa investe, qual é o seu foco principal, quais são suas metas, enfim, todas as informações que conseguir levantar.

4) Construa seu marketing pessoal online

Não tem mais como deixar esse papo digital de fora, fazer seu Marketing Pessoal Online se tornou obrigação se você realmente quer conquistar uma oportunidade de emprego.

5) Construa um blog pessoal

Faça parte das redes sociais de forma inteligente

6) Faça vídeos

Se você já comprou algum produto online, já usou a internet para fazer pesquisas e já compartilhou o que você pensa em mídias sociais, então fica fácil para você entender o poder da internet para nossa vida.

E ao conquistar o tão sonhado emprego, não relaxe! O Marketing pessoal precisa ser constante, afinal você quer transformar o temporário em definitivo e crescer dentro da empresa, correto?

Alessandra Beserra
Especialista em Marketing de Diferenciação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *