Líder em Empresa Ambiental e Líder Revelação

Gustavo Ribeiro
Marca Ambiental

Formado em Engenharia Civil, Gustavo Ribeiro iniciou sua trajetória na Marca Ambiental em 2007, estagiando na área de Engenharia/Operação, onde ficou por dois anos. Após passar por outras empresas, ele regressou à Marca Ambiental em 2012, já formado, para atuar como engenheiro no mesmo setor onde havia estagiado. Em agosto de 2014, assumiu a Diretoria de Engenharia e Operações da Empresa e, desde 2016, atua como diretor-geral.

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder?

Capacidade de inspirar e influenciar os liderados, disciplina, empatia, humildade, liderança baseada em valores, busca contínua de melhoria e visão de longo prazo.

Que caminhos aquele que anseia ocupar um cargo de liderança deve trilhar?

Além de conhecimento e capacitação, é importante estar ao lado de pessoas que te inspiram, ter experiências de trabalho e vivenciar a cultura de organizações que são exponenciais.

Qual é o papel de um líder para o sucesso de uma organização?

Manter os liderados focados, conectados e motivados com direcionamento claro aos objetivos da organização. Além disso, a capacidade de inspirar os liderados a partir do exemplo. Não basta simplesmente dar ordens, há que se ter empatia, além de outras características, como autenticidade e determinação.

O que um bom líder pode representar para uma empresa e seus colaboradores?

Um bom líder tem como função orientar e dar a direção para a organização, estimulando os liderados a buscarem melhores resultados. Acredito que a liderança começa pelo exemplo e que o sucesso das empresas está diretamente ligado aos colaboradores. Qualquer que seja o segmento de uma organização, o sucesso e o fracasso são fruto das pessoas.

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?

O estilo de liderança baseado pelo exemplo, com valores, humildade e vontade de melhorar sempre. Mostrar para os liderados que o resultado da empresa é fruto de toda a equipe e que as sugestões de melhorias devem obrigatoriamente ser dadas e ouvidas por todos, independentemente da hierarquia. Buscar sempre aprender com os erros e simplificar as soluções.

O que te inspira, não só enquanto líder, mas também na vida pessoal?

Acredito que as pessoas necessitam de um propósito na vida e isso vai muito além de trabalho e vida pessoal. Busco constantemente impactar positivamente a vida das pessoas (liderados, família e amigos), mesmo que seja em grandes ou pequenos gestos, e ter a capacidade e a humildade de aprender com os erros, transformando-os futuramente em acertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *