Líder em Ensino Superior

José Luiz Dantas
UVV

Ao longo de seus 35 anos de UVV, José Luiz Dantas acompanhou toda a evolução da instituição, atuando em inúmeras funções, onde procurou exercitar na prática todos os conhecimentos aprendidos em sua formação acadêmica. Graduado em Administração de Empresas, com especializações em Marketing e em Negócios Internacionais, mestrado em Gestão Proativa, seu aprendizado também é fruto de funções extrainstitucionais, como a vice-presidência da Confenen, em Brasília.

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder? 

Além de boa formação, é natural permanecer antenado, ter visão globalizada e sensibilidade apurada. Mas, principalmente, é preciso dedicação, foco e ousadia. A melhor liderança é contribuir com o seu exemplo, realizando de verdade os mandamentos da perspicácia, competência, profissionalismo, entrega, determinação e humanidade. Sem demonstrar diariamente o seu empenho em lutar para vencer obstáculos, com felicidade e muita disposição, é impossível contagiar a equipe e promover as transformações necessárias ao desempenho de excelência. O líder deve viver com a alegria do primeiro dia e a intensidade do último, todos os dias. Deve fazer das dificuldades, mais motivação para superar, vencer e surpreender, com criatividade, humildade e energia, sabendo praticar o bom combate e só aceitando desafios decentes e justos. Ser o cara a inspirar todos a sua volta, com racionalidade, paixão e carisma, irradiando luz, força e boas vibrações para conduzir o grupo em uma jornada extraordinária de aprendizagem, conhecimentos e desenvolvimento coletivo.

Que caminhos aquele que anseia ocupar um cargo de liderança deve trilhar? 

Seguir seus sonhos, lapidar seu talento, ampliar suas habilidades e buscar o máximo de conhecimento para consagrar sua essência e fazer a diferença.

Qual é o papel de um líder para o sucesso de uma organização? 

O líder deve somar suas qualidades pessoais ao grupo, valorizando o que cada um tem de melhor e relocando bons parceiros de propósitos em lugares adequados ao melhor comprometimento, para extrair máxima performance, com planejamento estratégico vibrante, moderno e de vanguarda, apresentando-se sempre à frente de seu tempo, com visão sistêmica de futuro. É preciso enxergar além do horizonte!

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento? 

Sou feliz no que faço e atuo com coração e alma em tudo o que me disponho a fazer. Entrego 100% de disposição no processo e na construção das etapas para alcançar o pretendido e me realizo totalmente com a concretização das metas e dos objetivos traçados. Sucesso e remunerações são boas consequências. E o importante é dar o melhor de si.

O que te inspira, não só enquanto líder, mas também na vida pessoal? 

O que me inspira é acordar todos os dias e poder contemplar com saúde, felicidade e plenitude todas as maravilhas que esta vida nos oportuniza. Viver é divino e sublime!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *