Líder em Laboratório de Análises Clínicas e Líder em Empresa mais Admirada para Trabalhar

Henrique Tommasi
Laboratório Tommasi

Farmacêutico-químico por vocação, o empresário e empreendedor Henrique Tommasi Neto iniciou sua atuação nas análises clínicas há 56 anos. Presidente e fundador do Laboratório Tommasi, ele é formado pela Faculdade Nacional de Farmácia da Universidade do Brasil, com especializações nas áreas de microbiologia médica, bioquímica, toxicologia, bromatologia e química orgânica.  

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder?

Um líder deve ser capaz de convencer pelo exemplo, se envolver de verdade naquilo que acredita, agindo de forma sincera e consistente para que seus liderados sejam, na verdade, seguidores de suas ideias e de seus propósitos, de tal forma que os objetivos de todos passam a ser os mesmos.

Que caminhos aquele que anseia ocupar um cargo de liderança deve trilhar?

Em um país como o nosso, com tantas dificuldades, a única forma é persistir sempre, nunca esmorecer. Saber conquistar seus liderados, agir da mesma forma que prega e promover as ideias. Um bom líder deve ser admirado, não temido.

Qual é o papel de um líder para o sucesso de uma organização?

Um norte a ser seguido, por admiração e identificação. Um modelo de gestão bem aplicado, seja ele qual for, deve ser capaz de fazer com que os liderados entendam os objetivos de seu líder e que este se identifique como um parceiro de trabalho de todos, não como alguém superior.

O que um bom líder pode representar para uma empresa e seus colaboradores?

O primeiro passo é entender que a organização será um espelho do comportamento do seu líder. Se deseja abnegação, seja um abnegado, se deseja dedicação e comprometimento, seja comprometido. O sucesso é o resultado do trabalho de todos, e o líder deve saber gerir a equipe para conseguir isso.

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?

A forma ética de trabalhar e de tratar todos, com respeito e dignidade, do mais humilde ao mais importante. Posso dizer que ética, persistência, responsabilidade, abnegação e inovação sempre foram minhas características mais marcantes.

O que te inspira, não só enquanto líder, mas também na vida pessoal?

A vontade de me superar sempre, de persistir quando muitos teriam desistido, olhando sempre em frente, cada vez mais calçado nas conquistas que construímos ao longo da nossa história. Buscar alcançar meus sonhos, sem se dar por satisfeito, sem nunca parar de sonhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *