30 set 2011

Afecc lança campanha pelo Outubro Rosa e Campanha da Hope com Gisele Bündchen cria polêmica

Publicado às 19:10 | Postado por Daniela Kunsch

Afecc lança campanha pelo Outubro Rosa – Por mais um ano, a parceria entre Afecc e MP Publicidade gera bons resultados. A agência desenvolveu a estratégia e a campanha publicitária ”Outubro Rosa” para a Associação, que é a entidade local com a responsabilidade de coordenar as atividades desse evento que acontece em todo país no mês de outubro. O objetivo de todas as peças é alertar ao público, em sua maioria mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce para combater o câncer. Com o conceito “Um toque pela vida”, as peças trazem a mensagem que nos dias de hoje, algumas pessoas estão dando maior importância a outras coisas do que à sua saúde. Com anúncios em jornais, spots de rádios e outros meios, a campanha incentiva que a pessoa procure o médico para diagnosticar qualquer tipo de problema, ao invés, por exemplo, de fazer somente o autoexame.

Promoção Onodera Paris – A Onodera Estética Vitória acaba de lançar a campanha especial “Promoção Onodera Paris”. A cada R$ 500 em tratamentos, os clientes concorrem a uma inesquecível viagem a Paris com acompanhante. Outdoors produzidos pela agência Zero 11 já estão espalhados pela Grande Vitória. Os interessados em participar podem agendar uma consulta estética gratuita.

País Rico é País Regionalizado – como prometido na coluna desta quarta feira, dia 28, continuamos com a cobertura do II Fórum Mercados Brasileiros, promovido pela Abap e Fenapro,  realizado na terça feira, dia 27 de setembro, em São Paulo. No período da tarde, o evento prosseguiu com a apresentação do case do Guaraná Jesus, da Coca-Cola,  o painel que discutiu a regionalização das verbas federais pela SECOM-PR e o painel que abordou  o impacto da Copa do Mundo nos mercados regionais. O painel “Estratégias de atuação regional das marcas nacionais e globais”, apresentado pelo gerente regional de marketing da Coca-Cola Brasil, Luiz Lotito, que demonstrou a fragilidade da relação entre agências regionais e anunciantes e quase terminou em bate-boca e discussão acalorada. Lotito apresentou o case do Guaraná Jesus, um fenômeno de vendas no Maranhão e que a Coca-Cola comprou em 2001.

País Rico é País Regionalizado  - O executivo da Coca-Cola levou ao palco um dos publicitários da Dia Comunicação, que fez a campanha de  relançamento do refrigerante na região. Após a apresentação, um dos integrantes da plateia perguntou ao executivo por qual motivo a Coca-Cola  ter escolhido  uma agência fora do Maranhão para realizar a campanha, questionando que a agência não conhecia o público local. Ele colocou ainda que a contratação de agências locais para campanhas fora do eixo Rio-São Paulo é a principal bandeira da regionalização da propaganda. Houve um certo constrangimento e o executivo  respondeu que há uma certa dificuldade de encontrar qualidade no trabalho das agências regionais. “Procuramos agências locais, mas em muitos casos não tivemos a resposta de agências regionais para suprir as expectativas. Algumas são parceiras nossas há vários anos, mas a gente precisa de entrega de solução, que o briefing seja compreendido e retorno de custos no prazo”, afirmou Lotito.

País Rico é País Regionalizado  – A partir daí, a plateia, composta principalmente por representantes de agências regionais, se manifestou.  Alguns representantes de mercados regionais, principalmente dos estados do norte e nordeste foram deixando o local dos debates. Mas ainda com clima tenso, foram apresentados também os paineis “A regionalização das verbas federais pela Secom-PR na prática e sua evolução” e “A importância dos mercados regionais para o sucesso da Copa do Mundo de 2014”. O II Fórum Mercados Brasileiros, cuja tema este ano foi “País rico é país regionalizado”, foi realizado pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e pela ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes).

Nova campanha institucional da Betha Espaço – A nova campanha institucional da Betha Espaço, desenvolvida pela Prósper Comunicação, já está no ar. Com o mote “Betha Espaço sempre encontra o lugar ideal para você”, as peças trazem situações que fazem parte da rotina das pessoas, com um toque de humor. Para resolver as questões apresentadas, a imobiliária tem a solução. A campanha é composta por VT, anúncios e spots.

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Workshop de mídia segmentada na ESPM – Aconteceu nesta terça feira, dia  27 de setembro, a 7° edição do Workshop Cases de Sucesso em Mídia Segmentada, no campus da ESPM, principal escola de negócios de Propaganda e Marketing no Brasil, em São Paulo. A Ticket, antenada nas tendências do setor, participa do evento com a palestra ministrada por Rodrigo Cândido, Gerente de Marca e Comunicação da Ticket Serviços, que apresentou  o case “Revista Ticket e Negócios”. A publicação foi reconhecida com o troféu prata como Melhor Capa Customizada na última edição do Prêmio. O evento conta com a parceria entre a ESPM e ANATEC, com a organização da Garrido Marketing e tem como objetivo fundamental disseminar o conhecimento gerado pelas estratégias desenvolvidas por editores que tiveram cases premiados na VII edição do Prêmio ANATEC. Serão seis apresentações feitas pelos principais responsáveis pelo êxito dos cases vencedores desta edição.

Revista ‘Ticket e Negócios’ – Distribuída em oito estado brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pernambuco, a publicação tem tiragem bimestral de 15 mil exemplares e é produzida em papel 100% reciclado. A Ticket e Negócios é um importante canal de comunicação direta e apoio ao pequeno e médio empreendedor. Entre os estabelecimentos beneficiados estão padarias, supermercados, restaurantes e afins, em todo o País. A revista traz informações do mercado de alimentação em geral e tem o objetivo de ser um parceiro estratégico nos negócios dos estabelecimentos credenciados à Ticket, abordando temas como estratégia, tecnologia, novidades do setor, receitas de sucesso e muito mais. A publicação já foi reconhecida duas vezes com o Prêmio Anatec de Mídia Segmentada. Em 2010, durante 6ª edição do prêmio, a Ticket e Negócios levou o troféu Ouro como “Melhor Publicação Segmentada” e, em 2011, foi homenageada com o troféu Prata na categoria “Capa Customizada”.

Trident  faz o Rock in Riso – Quem foi ao Rock in Rio no primeiro final de semana de evento assistir ao show do seu artista preferido teve ainda mais motivos para rir: a goma de mascar Trident, patrocinadora do evento, utilizou uma tecnologia inovadora para identificar e contabilizar os risos entre a multidão que aguardava o início dos espetáculos no palco Mundo. Com um equipamento especial, capaz de registrar uma imensa imagem panorâmica na qual o público pôde se identificar nas redes sociais, foram registradas 2.278 risadas nos três primeiros dias de festival. E ainda não acabou: esta semana, na segunda parte do evento, o público também será fotografado diariamente. O resultado diário da contagem de risos está disponível na fan Page de Trident no Facebook (www.facebook.com/tridentbrasil). Na quinta-feira (29), o público presente ao festival terá a chance de fazer história: Trident montará o primeiro riso coletivo do Brasil, reunindo 500 pessoas para formar uma grande cara risonha na Cidade do Rock. As duas ações levam a assinatura da Espalhe Marketing de Guerrilha.

Campanha da Hope cria polêmica – em respeito a nota publicada na coluna do dia 21 de setembro passado, Gisele Bündchen dá aulas de sedução em nova campanha da Hope” a direção da empresa se defende das denúncias que chegaram a Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado de São Paulo, com uma nota oficial que segue abaixo:

“Nota à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)

 Em relação às denúncias recebidas por essa Secretaria por conta da campanha publicitária “HOPE ensina”, a HOPE, empresa com 45 anos de história e que sempre primou pela excelente relação com as suas consumidoras, esclarece que a propaganda teve o objetivo claro e bem definido de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia. E que utilizando uma lingerie HOPE seu poder de convencimento será ainda maior.

Os exemplos nunca tiveram a intenção de parecer sexistas, mas sim, cotidianos de um casal. Bater o carro, extrapolar nas compras ou ter que receber uma nova pessoa em sua casa por tempo indeterminado são fatos desagradáveis que podem acontecer na vida de qualquer casal, seja o agente da ação homem ou mulher.

Foi exatamente para evitar que fôssemos analisados sob o viés da subserviência ou dependência financeira da mulher que utilizamos a modelo Gisele Bundchen, uma das brasileiras mais bem sucedidas internacionalmente. Gisele está ali para evidenciar que todas as situações apresentadas na campanha são brincadeiras, piadas do dia-a-dia, e em hipótese alguma devem ser tomadas como depreciativas da figura feminina. Seria absurdo se nós, que vivemos da preferência das mulheres, tomássemos qualquer atitude que desvalorizasse nosso público consumidor.”

Atenciosamente, 

Sandra Chayo
Diretora da Hope

Ernani Buchmann é o novo reforço do IID – Centro Europeu - O publicitário, consultor empresarial e advogado Ernani Buchmann é o novo professor do curso de Marketing Esportivo do Instituto de Inteligência Desportiva Centro Europeu (IID – Centro Europeu), atividade que tem por objetivo desenvolver uma atuação mercadológica dentro do ambiente esportivo. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ernani Buchmann conquistou o reconhecimento do mercado profissional atuando, principalmente, no segmento da publicidade, marketing e comunicação. Ao longo de sua carreira, trabalhou como repórter e produtor de rádio; comentarista de televisão; cronista em jornais e revistas; dirigiu agências de publicidade no Rio de Janeiro e em Curitiba; foi professor do curso de Comunicação da PUC-PR e do curso de pós-graduação em marketing da ESIC; e coordenou a pós-graduação em Gestão Profissional de Futebol da Unicuritiba.

Argalit promove mutirão de pintura com colaboradores – Colaboradores da Argalit puderam literalmente “pintar o sete” na empresa. A indústria promoveu pela primeira vez o projeto “Pinte com a Gente” para incentivá-los a dar um novo visual aos seus locais de trabalho, usando imaginação e criatividade. A ideia teve como objetivo promover uma repaginada nos ambientes internos, revigorando-os. A iniciativa possibilitou ainda aos funcionários o contato direto com os produtos da Argalit. Todos escolheram as cores e, no último dia 17, se uniram em um mutirão para colocar a mão na massa. Antes de partirem para a ação, confraternizaram em um saboroso café da manhã e assistiram a uma palestra técnica sobre como pintar e diluir as tintas. Cerca de 30 cores diferentes foram usadas, resultando em ambientes alegres, descontraídos e modernos. Cada participante levou para casa como brinde um kit de pintura e uma lata de 18 litros a sua escolha, além de concorrerem ao sorteio de uma bicicleta.

Salles Chemistri  assina campanha do Classic – Está no ar a campanha nacional do Chevrolet Classic 2012 criada pela Salles Chemistri. Os principais atributos do carro são destaque no filme, dentro de um contexto: o que parece ser um locutor falando do Classic se revela como o pai orgulhoso que mostra os detalhes do automóvel novo para os filhos, que se divertem com a performance. A direção dos comerciais é de Andrucha Waddington, da Conspiração Filmes.  A campanha é baseada em pesquisas que identificaram que os proprietários do Chevrolet Classic têm orgulho do carro e consideram a compra desse modelo uma grande conquista. A partir daí surgiu o conceito: “Classic. Mais que uma conquista. Um Chevrolet”. Além de TV e mídia impressa, a campanha inclui peças de internet e material de ponto de venda. A veiculação é nacional, nas principais emissoras e jornais do Brasil, além de revistas e sites especializados.

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Ficha Técnica
Cliente: Chevrolet
Produto: Chevrolet Classic 2012
Agência: Salles Chemistri
Título: Locutor
Direção de Criação: Hugo Rodrigues e Victor Hayashida
Direção de Arte: André Marques e Mateus Vilela
Redação: Felipe Dornelas
Atendimento: Marcos Vinicio, Eduardo Megale e Bruno Zambotti
Mídia: Silvia Tajiki e Camila Donice
RTVC: Rita Vilarim, Maura Ferrer e Márcia Branco
Produtora do Filme: Conspiração
Direção do Filme: Andrucha Waddington
Direção de Fotografia: Rambo
Montador: Moema Pombo
Atendimento/produtora: Cris Lopes, Monica Siqueira e Ligia Albert
Produtora de Áudio: Raw Áudio
Produtor: Hilton Raw
Aprovação do Cliente: Hermann Mahnke, Everton Martins e Carla Torres

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  • 01/10/11 - 16:39, paulo henrique comentou:

    E muito importante falar sobre este tema tão importante que é o câncer. Devemos sempre manter a sociedade bem informada sobre este e outros temas de saúde publica, a final todos tem direito a informação…. parabéns ótima iniciativa…

  • 01/10/11 - 16:40, paulo henrique comentou:

    ótima iniciativa parabéns….

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