Carta a um jovem mídia

Carta a um jovem mídia  – mais um artigo que vale a pena ser lido não só pelos mídias mas por todos os publicitários e profissionais da comunicação. O expert e festejado criativo Nizan Guanaes, (foto) publicitário e presidente do Grupo ABC, em seu artigo “carta a um jovem mídia” publicada nesta quarta feira, dia 18 de agosto, na coluna Opinião Econômica, na Folha de São Paulo e em A Tribuna, daqui do Espírito Santo e em mais umas dezenas de jornais pelo Brasil afora, ele conclama a refletir sobre as mídias tradicionais ao invés de somente irem na vibe das novidades impostas pelas redes sociais,o Google, Facebook e etc. Convida a abrir os olhos pra tudo, incluindo a mídia que sua mãe vê, sua sogra vê, seu filho vê…etc

“Carta a um jovem mídia”

 Nizan Guanaes – publicitário e presidente do grupo ABC

Peço o testemunho dos profissionais com quem eu trabalho do respeito e da cumplicidade que tenho com meu time de mídia. Com as transformações da tecnologia e a fragmentação de telas, a mídia é “the new big thing”. E “o” mídia é justamente aquele profissional nas agências que traça as estratégias de como melhor usar tanta mídia. Hoje, para mim, ele é tão importante quanto o profissional de criação.

Só que muito cuidado com o andor. É verdade que os mídias mais velhos precisam ser atualizados  sobre as novas mídias, mas é igualmente necessário atualizar você, jovem mídia, sobre a realidade da mídia neste país imenso.

Para você, jovem mídia atuando a partir de São Paulo ou outra grande metrópole brasileira, pode parecer que tudo é digital. Não é. O universo Brasil, como o universo  Índia, o universo França, o universo Rússia e outros universos, tem uma lógica diferente das métricas e das regras que americanos e ingleses competentemente querem nos vender no Festival de Cannes.

Se  é verdade que tudo virou digital, vamos transferir o horário eleitoral do ano que vem só para as redes sociais, em vez da televisão e do rádio. Duvido que os candidatos aceitem.

Antes que você se ofenda, meu querido  jovem mídia, a culpa desse seu distanciamento não é sua. É que os gringos têm muito mais bala para doutrinar o planeta. O Google é uma igreja que passa todos os dias doutrinando jovens mídias com a paixão dos missionários mórmons. Com toda a competência, eles enchem a agenda dos principais publicitários do mundo com um conteúdo fascinante, que posiciona o Google e envelhece tudo mais. Facebook e Twitter fazem a mesma coisa. E tanto você, meu querido jovem mídia, como outros jovens profissionais de marketing acham velho todo o resto.

Enquanto isso, o maior evento de mídia do mundo continua sendo um evento de TV, o Superbowl. E a televisão é uma mídia tão forte no Brasil que o canal líder de audiência no nosso país tem praticamente um Superbowl por dia.

Amo o mundo digital, jovem mídia, e sou um desses homens de internet no Brasil. No ano 2000, lancei o portal iG. Lancei também a Click, com PJ Pereira e Pedro Cabral, agência até hoje líder do setor. E temos em nosso grupo algumas das agências mais eficientes e premiadas do Brasil e dos Estados Unidos na área digital.

Portanto, conheço e amo esse mundo. Caminho com ele. Mas tomo muito cuidado para não ficar grudado no celular o tempo todo e não ver que há uma vida imensa lá fora.

Por escrever neste jornal, sinto na pele o peso que um jornal de peso tem. Você viu por quanto foi vendido o jornal britânico (de audiência global) “Financial Times”? Você acha que os compradores japoneses teriam pago mais de R$ 4 bilhões se o meio estivesse morrendo?

Nós, seres humanos, somos muito ruins de prever o futuro. Não estamos comendo pílula, mas alimento orgânico. Como dizia John Lennon, a vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro.

Essa carta não é uma repreensão, é um alerta,  meu caro jovem mídia, para que você abra os seus olhos para tudo. Para a mídia que sua mãe vê, que a sua sogra vê, que o seu filho vê, que o seu primo lá do Pará vê. Ficando com os olhos bem abertos a tudo, meu  jovem mídia, além de um mídia jovem, você será também um mídia moderno.

Anúncio Artcom cria campanha para Construtora Sá Cavalcante – Assinada pela agência Artcom, a construtora Sá Cavalcante acaba de lançar campanha para divulgar os mais de R$ 600 mil em desconto em empreendimentos em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Os descontos fazem parte do feirão Arrasa Preço da Sá Cavalcante, que começou no mês passado e foi prorrogado até o dia 31 de agosto. A campanha é composta de folders, outdoors, peças divulgadas em jornais impresso, além de vídeo que será exibido em canais de TV.  

 

guga ketzer e celso loducca na coletiva anunciando sua saida da agência

 

Celso Loducca anuncia  sua saída da agência – Na manhã desta quarta feira, dia 19 de agosto, o publicitário Celso Loducca anunciou sua saída da presidência da Loducca, agência que criou há 20 anos. O fundador vendeu a totalidade de sua participação para seus atuais sócios: o Grupo ABC, André Paes de Barros (PB), Daniel Chalfon, Guga Ketzer e Ken Fujioka. O anúncio dá desfecho a um processo que, segundo Celso, estava há tempos  estrategicamente planejado; tanto que o publicitário vinha, desde 2007, reduzindo progressivamente a sua participação.  O cargo de presidente será assumido por Ketzer, criativo há 17 anos na agência. “A escolhe de Guga para a presidência foi consenso entre os sócios”, diz Celso. “A Loducca tem o DNA da criação. Eu sou um criativo também. Guga também”, completou.

Pimpolho lança alpargatas  – A industria capixaba Pimpolho, especializada em produtos infantis, está com uma novidade muito bacana na sua coleção primavera-verão 2016: as Alpargatas. Essa linha apresenta uma tendência retrô, presente em alguns elementos que deixam os pequenos mais fofos e graciosos no dia a dia, além disso, traz um visual moderno e autêntico para o bebê.

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Vem que tem negócio Lorenge –  Com o tema “Vem que tem negócio LorengeNão compre imóvel sem falar com a gente”, a campanha para o mês de agosto da construtora oferece as melhores condições e os maiores descontos para cobrir qualquer oferta da concorrência. As condições especiais incluem ainda facilidades, como financiamento direto com a Lorenge, parcelas fixas durante a obra em alguns empreendimentos, seguro-desemprego e troca garantida.  “A intenção é facilitar as condições para aquisição da casa própria, e trazer opções de investimento seguro para os clientes. Imóvel é sempre um porto seguro, quando se fala em investimento”, destaca o diretor comercial da Lorenge, Samir Ginaid. A campanha será veiculada durante o mês de agosto nos principais veículos de comunicação. Além disso, a construtora organiza ações promocionais, como o estande itinerante, em  shoppings na cidade.

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Outback e Experimento lançam promoção que levará clientes para intercâmbio na  Austrália – O Outback Steakhouse, em parceria com a Experimento Intercâmbio Cultural, vai sortear duas viagens de intercâmbio para Austrália. Para isso, a rede lançou um prato promocional inédito, chamado Combo Experimento, que dá direito aos clientes a participarem da promoção. Os sorteados ganharão uma viagem com direito a um acompanhante e que terá um mês de duração, sendo três semanas de curso e uma semana de roteiro turístico. Para participar da promoção, basta pedir pelo Combo Experimento (R$ 59,90)  – que inclui duas Junior Ribs + dois acompanhamentos – em um dos 71 restaurantes Outback no Brasil e receber os cartões raspáveis com código promocional para ser inserido no hotsite www.outback.com.br/australia. Cada cliente que consumir o combo receberá um cartão raspável.

Outback e Experimento lançam promoção que levará clientes para intercâmbio na  Austrália – A promoção acontecerá de 16 de agosto a 16 de setembro e o Combo Experimento estará disponível no menu de domingo a quarta-feira, após as 17 horas. O vencedor da promoção será sorteado no dia 19 de setembro. “Com essa promoção, iremos levar nossos clientes a uma experiência divertida e inesquecível em que eles conheçam a origem de toda a nossa inspiração: paisagens, cultura, meio ambiente e curiosidades da Austrália que trazemos no dia a dia dos nossos restaurantes.”, comenta Renata Lamarco, Gerente Sênior de Marketing do Outback Brasil.

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Garoto com fome vira Claudia Raia em vestiário masculino – O novo filme da campanha “Você não é você quando está com fome”, de Snickers, conta com a atuação da atriz Claudia Raia, mantendo a temática em que as pessoas mudam de personalidade quando estão famintas. Adaptado pela AlmapBBDO no Brasil, o comercial desta vez é ambientado em um vestiário de futebol. Um grupo de amigos interage após uma pelada e um deles – muito irritado e incorporado por Claudia Raia – percebe que o desodorante não está onde deveria. Ao constatar o descontrole, um integrante do grupo oferece um chocolate para que o amigo volte ao normal.

Garoto com fome vira Claudia Raia em vestiário masculino – “O novo filme reitera essa premissa com o bom humor de sempre. Temos a certeza que a Claudia Raia repetirá o sucesso que tivemos com a Betty Faria, primeira protagonista da campanha no País. A aceitação foi tão positiva que Snickers se tornou um dos chocolates mais vendidos em São Paulo, por exemplo.”, explica André Abreu, gerente da marca na Mars Brasil.  A campanha terá veiculação em canais de TV, ativações online e ações em pontos de venda.

TEDx: multiplicando boas ideias –  Pensadores locais, nacionais e internacionais se reunirão no dia 29 de agosto, em Vitória, no primeiro TEDx do Espírito Santo. O evento faz parte do TED (Technology, Entertainment, Design), é dedicado às “Ideias que merecem ser compartilhadas” e organizado de forma independente, sem fins lucrativos. O TEDx capixaba, chamado TEDxPedradoPenedo, terá o tema “Formas de Somar” e reunirá públicos diversos para dividir experiências, conectar ideias e gerar discussões. Entre os “speakers”, nome dado aos palestrantes desse modelo de evento, estão: Rene Silva, que se destacou reportando pelo twitter a invasão da polícia no Complexo de Favelas do Alemão em novembro de 2010, quando Brasil inteiro parou para assistir em tempo real a correria de traficantes e a polícia subindo o morro. Ele foi o único meio de comunicação do local;

TEDx: multiplicando boas ideias – Estará presente também Camila Achutti, uma influenciadora digital, formada em Ciência da Computação, ex-colaboradora da Iridescent Learning, ONG americana de educação a distância do movimento maker, sendo destacada com homenagem inédita para uma latina, o prêmio Women of Vision 2015; e os capixabas Amanda Brommonschenkel e Mauro Sérgio, integrantes do Assédio Coletivo, um grupo de articuladores culturais que desenvolve ações para fortalecer o cenário cultural do Estado. De renome internacional, virá um capixaba com descendência indiana, Amit Garg. Com formação em Stanford e Harvard, Amit construiu um hospital na Índia e foi eleito pelo Fórum Davos o jovem brasileiro que pode mudar o mundo. Atualmente, ele trabalha em uma empresa de tecnologia na Califórnia. A versão local do TEDx será realizada de 9 às 19 horas, no Auditório da Rede Gazeta.

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Ação da Sagatiba surpreende consumidores com intervenções curiosas em bares de São Paulo e alerta para o consumo consciente do álcool – A Sagatiba lança sua nova campanha intitulada “Saga Estúpida”. A reação do público com intervenções inusitadas como um mictório de cabeça para baixo, uma  torneira sem pia e uma escada que não leva a lugar nenhum virou o filme que foi  lançado no Facebook da marca no dia 13 de agosto. As intervenções foram instaladas em três bares da capital paulistana e junto a elas, a mensagem: ”Esse objeto é estúpido. Mais estúpido que isso é misturar bebida e direção”. 

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FCB Brasil assina campanha da Sagatiba  – A Campanha criada pela agência FCB Brasil chama a atenção do público para um tema recorrente: a mistura de álcool com direção e mostra de uma forma inusitada, o quão “estúpida” essa mistura pode ser. “Sagatiba é a uma cachaça que vai bem com qualquer mistura, menos uma; álcool e direção. Com a campanhaSaga Estúpida, queremos chamar a atenção do consumidor para esse tema de uma forma irreverente”, diz Marina Santos, diretora de marketing do Grupo Campari, dono da marca Sagatiba. As instalações podem ser vistas nos bares Dedo de Moça, na zona Sul, Bar do Sacha, na Zona Oeste e Bar do Luiz Fernandes, na Zona Norte, até meados de agosto.

Ficha técnica:

AGÊNCIA: FCB Brasil

CLIENTE: Grupo Campari

PRODUTO: Sagatiba

AÇÃO: Estúpida

Chief Creative Officer: Joanna Monteiro

VP de Criação: Max Geraldo

DIREÇÃO DE CRIAÇÃO DIGITAL: Pedro Gravena

CRIAÇÃO: Tiago Freitas, Vinicius Dalvi e Romulo Caballero

PROJETOS: Lia D’Amico e Felipe Brantan

ATENDIMENTO: Mauro Silveira, Alec Cocchiaro, Diogo Braga, Pedro Führer e Daniel Batista

MÍDIA: Alexandre Ugadin, Cristina Omura, Vivian Anibar, Juliana Roque e Camila Oliveira

PLANEJAMENTO: Raphael Barreto, Kiko Steinhoff, Natalia Domingues, Livia Wu

RTVC: Charles Nobili, Ricardo Magozo, Pedro Lazzuri e André Fonseca.

APROVAÇÃO DO CLIENTE: Marina Santos, Juliana Boteon, Igor Oliveira e Guilherme Melo

PRODUTORA: Produtora Associados

PRODUTOR EXECUTIVO: Paulo Geraissate

COORDENADOR DE PRODUÇÃO: Amanda Rossi

DIREÇÃO: Black Ink.

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Manon Haddad

DIEEÇÃO DE FOTOGRAFIA: Pepe Mendes

DIREÇÃO DE ARTE: Miwa Shimosakai

ATENDIMENTO: Gabi Froemming

COORDENADOR DE PÓS: Felipe Minicucci

MONTAGEM: Black Ink.

PóS PRODUÇÃO: Equipe Produtora Associados: Marssola Rodrigues.

CORREÇÃO DE COR: Felipe Nascimento

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