A mulher é valorizada e lembrada no Dia Internacional da Mulher

TV Vitória  faz programação especial no Dia Internacional da Mulher – Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na terça-feira, dia 8 de março, toda a programação da TV Vitória/Record foi especial, contando histórias de superação de mulheres, além de muita diversão para o telespectador. Logo no primeiro programa da manhã, os telespectadores do Espírito Santo no Ar se surpreenderam ao ver os “lugares trocados” da repórter Talita Carvalho e do apresentador Eduardo Santos.  Desta vez, Talita foi quem apresentou o telejornal enquanto Eduardo foi para a rua com a equipe de reportagem. Em pauta um dos assuntos que estão mais em evidência: o combate ao Aedes aegypti. 

ES NO AR TALITA _ FOTO 02

TV Vitória  faz programação especial no Dia Internacional da Mulher –Já no Fala Manhã, a apresentadora Andressa Missio contou a história de superação da escritora Janette Alvim. A escritora afirma já ter passado de tudo na vida: foi hippie, usou drogas, contraiu o vírus do HIV, achou que iria morrer. A autora do livro Pássaros Ainda Cantam na Minha Janela, Janette contou a história de vida no programa. O Eduardo Santos também  fez participação AO VIVO no Fala Manhã, programa ancorado pela Andressa Missio.

dia internacional da mulher _ danza_

A mulher é valorizada e lembrada no Dia Internacional da Mulher – São muitas as mulheres que trabalham em agências de publicidade e na agência Danza,  21 delas estão nos mais diversos cargos, com variadas competências e que merecem destaque! A Elas e todas as outras merecem ser lembradas, homenageadas e muito bem representadas todos os dias. E a Danza fez a sua parte, colocando as fotos das 21 representantes em comemoração do seu dia.  ‪#‎DiaDaMulher

palestra_flavia-670x461

Flavia Rodriguez faz palestra em Brasília – a executiva Flavia Rodriguez, presidente da Criativa Comunicação Integrada, esteve em Brasília, onde apresentou na sede nacional do Sicoob a palestra “Causa, Conexão e Coragem”, falando sobre o futuro das marcas. Ela lembrou na ocasião que hoje o mercado é cada vez mais complexo, com concorrência crescente entre produtos e serviços – preço e qualidade não definem a preferência do público e, portanto, é preciso repensar constantemente a comunicação, e causa, conexão e coragem são as características abraçadas hoje pelas empresas mais visionárias. Ter uma causa significa que as marcas devem entregar algo além dos produtos, melhorando a vida das pessoas. Conexão tem a ver com a forma em que elas que comunicam com o consumidor. Por último, Flavia lembrou que é preciso que os gestores tenham coragem para inovar. “Estamos passando por uma era de revoluções, com novidades incessantes graças à tecnologia, e isso impõe aos profissionais novos desafios a cada dia”, finalizou.

Despertando emoções  – Seguindo o tema “Vamos acender 2016” – que norteou o lançamento da nova identidade visual do Centro de Convenções Vila Velha – com assinatura da craque, a designer Flávia Carvalhinho no anúncio de página dupla do cerimonial que estampa as páginas da edição de março da Revista Class, de Jorginho Santos. 

artcom_café meridiano_dia internacional da mulher

Meridiano faz campanha pelo dia Internacional da Mulher  – Campanha do Meridiano Café para homenagear o Dia Internacional da Mulher assinado pela agência  Artcom. Anúncio para revista e peças para as redes sociais rendendo homenagens a mulher.

Ficha técnica
Agência: Artcom
Cliente: Meridiano
Diretor de Arte: Igor Monteiro / Felipe Ribeiro
Redação: Jorge Pedrosa
Atendimento: Carlos Victor Lírio
Aprovação: Eder Pancieri
Produção gráfica: Jadir Junior
Mídia: Cilene Bassani
Direção Digital: Yuri Reis
Analista de Mídias Sociais: Vitor Barcelos
Gerente de Conteúdo Web: Gabriel Torobay

AG_0002_16-ANUNCIO-03B-GAZ-1PG

Dia Internacional da Mulher da Rede Gazeta – A Aquatro Comunicação e Marketing desenvolve anualmente para a Rede Gazeta, uma campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher. É um momento em que a comunicação se aproveita para levantar questionamentos, sobretudo no que se refere ao preconceito que a mulher sofre, apesar de todos os avanços sociais já obtidos. Este ano, a criação trabalhou com uma série de dados de pesquisas para desenvolver a campanha: No Brasil os homens ganham aproximadamente 30% a mais que as mulheres da mesma idade e nível de instrução; 75% dos homens esperam que suas parceiras assumam em maior medida o cuidado com os filhos; 70% dos homens consideram que suas carreiras têm prioridade sobre as de suas parceiras. Nas peças foram utilizados statements conhecidos, nos quais, ao contrário do usual, foi sobreposta a figura feminina à figura masculina, de forma em que toda a comunicação foi chancelada com o conceito “O preconceito começa quando você se incomoda com a mulher em primeiro lugar” . A campanha é composta de 03 anúncios de jornal, além de material de internet para Gazeta Online, G1 e Facebook.

Ficha Técnica:
Agência: Aquatro Comunicação e Marketing
Cliente: Rede Gazeta
Categoria: Institucional
Direção de Criação: Sylviene Guaitolini
Criação: Thalmo Bregonci e Leonardo Vago
Diretor de Atendimento: Adriana Chammas
Atendimento: Fernanda Perim
Finalização: Bruno Silveira
Aprovação: Luciane Ventura

Campanhas buscam retratar melhor a realidade feminina no dia internacional da mulher – e Mídia e Mercado, com esta edição dedicada ao universo feminino e o dia delas, reproduz matéria publicada no jornal PropMark, de 7 de março passado, assinada pela jornalista Kelly Dores, que trata do  empoderamento das mulheres que aumenta na publicidade, mas o desafio para fugir dos estereótipos ainda é grande. Abaixo, a matéria e as fotos que foram publicadas em PropMark.

Campanhas buscam retratar melhor a realidade feminina no dia internacional da mulher – Apesar de as brasileiras não se sentirem bem representadas pela propaganda, é cada vez maior o número de campanhas que buscam retratar uma mulher mais próxima da realidade e seus anseios. Há três anos, o Data Popular divulgou uma pesquisa apontando que 56% dos entrevistados (entre homens e mulheres) não acreditam que a publicidade mostre a mulher da vida real. Realizado em parceria com o Instituto Patrícia Galvão, o estudo não foi repetido, porém é possível notar que aumentaram as campanhas que abordam o empoderamento feminino. E por que essa tendência se estabeleceu? Talvez pelo fato de os anunciantes tentarem fugir dos estereótipos manjados e também porque o poder de decisão de compra da mulher cresceu consideravelmente. Modismos à parte, o tema chama a atenção.

cabelos_DOVE

Dove faz campanha pela real beleza da mulher – Dove, por exemplo, é hoje globalmente reconhecida como a marca da real beleza, graças aos seus esforços de comunicação. Em 2004, lançou a Campanha pela Real Beleza, posicionamento que mantém até agora, baseado em um insight real de que apenas 2% das mulheres se achavam bonitas de verdade. Durante esses mais de dez anos, a ideia gerou vários insights, desdobramentos e prêmios, como os 15 Leões em 2013 no Festival de Cannes com a famosa campanha Retratos da Real Beleza, criada pela Ogilvy Brasil, que levou também o Grand Prix de Titanium, até então inédito para o mercado brasileiro. “A campanha é baseada em um insight verdadeiro e consistente. A missão de Dove é convidar as mulheres a perceberem o potencial de beleza de cada uma, como forma de contribuir para que os estereótipos sejam sempre repensados. A marca acredita muito que a beleza tem de ser fonte de confiança e não de preocupação e tenta trazer sempre essa reflexão para empoderar as mulheres. Dove tem a ambição de ser fonte de transformação positiva, de ajudar a mulher a construir sua autoestima”, afirma Viviane Ramos, gerente de marketing de Dove.

Dove faz campanha pela real beleza da mulher – Pertencente à Unilever, Dove chegou em 1992 ao mercado brasileiro. Dona de uma linha de produtos que inclui desodorantes, sabonetes e artigos para os cabelos, a marca realiza inúmeras pesquisas sobre o público feminino. O estudo global que identificou que só 2% das mulheres se sentiam bonitas foi repetido em 2011, mostrando que o percentual havia subido para 4%. “Esse número subiu muito pouco”, avalia Viviane. A executiva ressalta que a força da marca ajuda a confirmar que a comunicação está no caminho certo. “Hoje mais do nunca é importante falar sobre o empoderamento feminino, porque todo mundo está muito exposto a informações e estereótipos. Acho que a gente como marca precisa trazer essa visão real para que as mulheres façam essa reflexão”, acrescentou ela.

Empoderamento financeiro – Já a centenária Avon é uma das empresas mais relevantes na história feminina. “A gente costuma brincar que há 130 anos trabalha com o empoderamento da mulher, desde o nascimento da marca, em 1886, que deu a oportunidade para a nossa primeira revendedora a ter uma atividade com ganhos financeiros, em uma época em que as mulheres nem tinham direito de votar. A independência financeira é o primeiro passo para a mulher se sentir empoderada”, destacou Ricardo Patrocínio, VP de marketing de Cosméticos da Avon. Hoje, existem 1,5 milhão de revendedoras da marca no Brasil e 6 milhões em mais de 100 países. O executivo conta que o Instituto Avon, que já tem 12 anos no Brasil, trabalha em frentes como o combate e a detecção do câncer precoce e contra a violência doméstica. A Avon também levanta a bandeira pela igualdade dos gêneros nas empresas. Na Avon Brasil, nós temos diversas mulheres em cargos de liderança e hoje 60% da força de trabalho é preenchida por mulheres, disse. Entre as últimas campanhas da multinacional americana está a do batom UltraMatte, que lançou a hashtag EuMeSintoConfortável. “Nós pegamos o insight do batom, que tem um diferencial na fixação, para lançar a ideia de que a mulher deve se sentir confortável para fazer o que quiser com o seu corpo. Com isso, procuramos estimular a conversa sobre esse tema bem atual, mas que para a Avon não é um modismo”, acrescentou Ricardo.

grazi_azaleia

Novo conceito da mulher brasileira – No caso da Azaleia, o conceito da mulher brasileira norteia a comunicação da marca. “Neste ano vamos mais a fundo no tema e buscar exemplos de mulheres reais, que tenham uma história de vida bacana, que sejam bonitas e realizadas profissionalmente”, falou Ana Hochscheidt, gerente corporativa de marketing da Vulcabras Azaleia. A atriz Grazi Massafera é a embaixadora da marca e encabeça a lista de mulheres que fazem parte da campanha. “Temos três mulheres na comunicação, além da Grazi, que é a nossa embaixadora e a celebridade que temos na linha licenciada. Ela é um exemplo de mulher forte, vencedora, que deu certo”, disse.
Para dar o pontapé na campanha no mês das mulheres, a Azaleia adesivou os vagões femininos dos trens do Rio de Janeiro com o slogan Você é o seu melhor momento. A comunicação criada pela Pereira & O’Dell também terá desdobramentos com anúncios em revistas e ações na internet.   “A essência é buscar histórias de mulheres reais e incentivá-las a dividir suas histórias nas redes sociais”, acrescentou Ana. “A gente sabe da força da mulher, do seu poder de decisão de compra, mas ao mesmo tempo existe uma pressão muito forte para que ela seja perfeita. A gente tentou fazer um discurso mais próximo, valorizando as histórias legais que cada uma das mulheres tem para contar”, revelou a executiva.

Pluralidade da mulher –  Uma campanha considerada inovadora para falar da pluralidade da mulher foi a série Marias, da Intimus. A marca lançou seis curta-metragens que contam a história de seis mulheres chamadas Maria. Os vídeos falam de amor, relacionamentos, sonhos, trabalho e menstruação. “A gente viu muito em pesquisas que as marcas nessa área não conseguem criar uma conexão com as consumidoras. Tentamos falar de menstruação de uma maneira mais natural”, contou Sâmia Chehab, diretora das categorias cuidados adultos e femininos na Kimberly-Clark, dona de marcas como Intimus e Plenitud.  Criada pela Ogilvy e VML, o mote da campanha lançada no ano passado é Elas não vão com as outras. A campanha multimídia viralizou rapidamente. “Os vídeos tiveram mais de 20 milhões de visualizações num período de menos dois meses”, revelou a executiva. O sucesso garantiu a continuidade da campanha, que este ano entra em uma nova temporada com uma parceria com a Sony. “Estamos pensando em algo maior, mais em estilo de série para TV e web”, adiantou Sâmia. “A gente acredita muito nesse projeto, superousado, que fugiu do padrão”.

Pluralidade da mulher – A executiva conta que a empresa também está fazendo um trabalho muito forte com Plenitud, marca de produtos para incontinência urinária. “A publicidade não aborda essa questão do envelhecimento de uma forma mais atual”, disse Sâmia. Ela lembra que uma mulher de 50, 60 anos não é mais como era antes. “Hoje essa mulher está se separando, casando de novo, fazendo faculdade. A perspectiva de envelhecimento mudou”. De acordo com dados da empresa, uma em cada três mulheres a partir dos 45 anos tem incontinência urinária no Brasil. “É um assunto supertabu e a gente vem trabalhando para ter uma conversa mais aberta e uma imagem de marca mais moderna. Fizemos um videomanifesto mostrando que a terceira idade não é mais como antigamente. Foi um vídeo superinspirador, em que pedimos para as mulheres compartilharem as suas histórias. A gente vai ter de aprender a falar com essas mulheres mais velhas e empoderá-las”. O projeto Vontade plena é assinado pela VML.

eu me amo_du loren

Duloren anuncia e causa polêmica – No quesito campanhas polêmicas, a Duloren ganha disparado. No entanto, a diretora de marketing Denise Areal afirma que o objetivo da comunicação da marca é libertar e empoderar as mulheres. “Já falamos sobre o empoderamento da mulher há muito tempo, desde os anos 1990, quando começamos a discutir temas como aborto e opção sexual”, falou ela. A executiva cita como exemplo de campanha polêmica uma que falou implicitamente sobre a masturbação feminina, que foi alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregualmentação Publicitária). “O anúncio apenas mostrava uma mulher numa cadeira em posição sugestiva, com a frase Eu me amo”.  Segunda maior fabricante de lingerie no país, a Duloren também já abordou a produção independente. “Também falamos que qualquer forma de amor vale a pena. A intenção é sempre mostrar o poder da mulher”. A X-Comunicação, de Marcelo Gorodicht, é a agência de publicidade da marca.

O empoderamento feminino na propaganda – Do lado das agências, Renata D’Ávila, VP de planejamento da Lew’Lara/TWBA, afirma que o empoderamento feminino na propaganda nada mais é do que reflexo da própria sociedade. “É um assunto que está muito pulsante, porque estamos discutindo o papel da mulher num âmbito maior. Eu acho que para as marcas serem relevantes, elas têm de fazer parte da vida das pessoas e se posicionarem sobre temas que fazem sentido na vida dos consumidores. Um próximo passo seria fazer com que as mulheres se sintam mais representadas na propaganda”. Na opinião da  publicitária, as agências têm pela frente um enorme trabalho para sair do lugar-comum, fugir de estereótipos e trazer a representatividade feminina de uma forma mais natural para a publicidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *